X

Cotidiano

Educadores da rede de ensino de Guarujá conhecem a Proposta Curricular de 2015

Nova Proposta Curricular é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido pela Equipe Gestora e Professores, em parceria com técnicos educacionais que atuam nas unidades

Publicado em 11/02/2015 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Gestores e educadores das escolas municipais de Guarujá ganharam um novo instrumento de auxilio à matriz curricular e ano letivo de 2015. Na última semana, eles participaram do evento de apresentação e entrega da proposta curricular da rede, para este ano letivo, promovido pela Secretaria de Educação.

A nova Proposta Curricular do Município é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido pela Equipe Gestora e Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em parceria com técnicos educacionais que atuam nas unidades, na implantação de soluções inovadoras.

“Essa é uma meta prevista no nosso Plano de Governo e anseio de décadas dos professores. Temos travado uma luta constante para assumirmos esses compromissos, que possamos dar continuidade, torná-los efetivos e com concretude. Quando estava na rede recebíamos as propostas prontas, sem que pudéssemos opinar. Cada escola tinha seu planejamento. Imagina uma criança que porventura trocava de escola. Hoje, temos unidade e a liberdade de opinar, o professor pode esgotar todas as possibilidades possíveis de ações que levam ao aprendizado”, disse a prefeita Maria Antonieta de Brito.

Nova Proposta Curricular é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido pela Equipe Gestora e Professores, em parceria com técnicos educacionais que atuam nas unidades (Foto: Roberto Sander/PMG)

A chefe do Executivo pontuou a necessidade da valorização dos profissionais para uma educação transformadora como a criação do Plano Municipal de Educação, Estatuto do Magistério e do Servidor e ainda, a criação da autarquia do Guarujá Previdência, entre outros investimentos no funcionalismo.

“Esta construção começou em 2009, com o plano educacional arrojado, democrático e transformador. E para mudar é preciso ações concretas como as que estão sendo realizadas na área educacional, de forma que viabilizem a real transformação no processo de ensino aprendizado. Equilibrar a questão pedagógica com orçamento, estrutura física, recursos físico, humano e materiais, é um trabalho complexo. Mas, que é possível quando acreditamos e lutamos diariamente para concretizar ações transformadoras na educação. Na educação, não existem etapas fechadas, mas sim uma constante construção”.

A Secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, realizou a entrega oficial do documento. “Esse evento de entrega da Proposta Curricular é muito especial, pois estamos colhendo o resultado do trabalho realizado em conjunto com os professores da rede. Estamos observando os professores saindo com um sorriso no rosto e o olhar brilhando, motivados para buscar, cada vez mais, melhorias no processo de ensino e aprendizado. Parabéns à equipe de professores, à equipe gestora e a Planeta Educação pela sinceridade do trabalho que realizaram e continuam realizando no Município”, comentou.

O evento contou com a presença da pedagoga Dirce Takano, para apresentar em detalhes a Proposta Curricular, que tem como objetivo possibilitar uma reflexão – e consequente ação coletiva – a respeito dos pressupostos teóricos que fundamentam a prática pedagógica na rede.

Outra pedagoga, Ana Carolina Filizzola que é mestre pela USP e também é eutonista, formada pelo Instituto Gerda Alexander de Formação Profissional em Eutonia – um tipo de terapia corporal,compartilhou suas experiências a respeito de Portfólio para os profissionais da Educação Infantil.

A Proposta Curricular 2015 foi dividido em dois turnos, em ambos os dias, de forma que todos os educadores puderam participar sem comprometer suas atividades profissionais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter