Projeto prevê a construção de um terminal de 700 metros, além de reformas e estacionamento / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
O novo edital de concorrência pública internacional para concessão da construção, exploração e manutenção do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá estará disponível para consultas a partir desta sexta-feira (10).
A íntegra do documento e seus anexos poderão ser obtidos até 9 de março. O edital nº 5/2019 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de Guarujá no último dia 28 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura, as visitas técnicas também acontecem neste prazo e o recebimento dos envelopes com as propostas está marcado para o dia 10 de março de 2020.
Análise
Continua depois da publicidade
O novo documento foi formulado após a análise de recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia sido provocado a se manifestar em recurso apresentado por uma das empresas interessadas na concorrência.
Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá acredita ter avançado no processo de licitação, pelo fato de a matéria já ter sido analisada pelo TCE, diminuindo, assim, as chances de novos questionamentos nesta nova etapa do processo.
Quando foi suspenso, em setembro de 2019, o edital já havia sido consultado por 112 empresas e pessoas interessadas. Visitas técnicas também foram realizadas e empresas aéreas de renome, como a Azul, já manifestaram o desejo de operar voos entre Guarujá e Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Continua depois da publicidade
Parte
Vale lembrar que, ano passado, o TCE havia aprovado apenas parte do edital. A Administração recebeu o comunicado oficial e realizou as medidas corretivas sugeridas. O TCE havia detectado "indícios de restrição indevida à competitividade" e suspendeu o certame.
O órgão detectou falta de disponibilização de informações acerca da memória de cálculo de projeções de receitas e de investimentos; pediu adoção, como base de cálculo das exigências de prova de capital social e patrimonial líquido mínimo e de garantias, do valor de investimentos a cargo da concessionária e estabelecimento de penalidades específicas para as hipóteses de inadimplemento total ou parcial do contrato, entre outras medidas.
Continua depois da publicidade
O aeroporto será iniciado de forma provisória numa área já consolidada próxima à entrada da Base Aérea, onde será desenvolvida a Fase 1 do projeto, com a construção de um terminal de 700 metros, reforma e adequação do estacionamento e um píer para acesso marítimo com Santos.
Em 2018, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) já tinham publicado no Diário Oficial da União a portaria conjunta de nº 11, alterando o zoneamento da área de 55 mil metros (onde será construído o equipamento definitivo) do uso militar para civil.
É importante lembrar que o Aeroporto de Guarujá vem sendo trabalhado desde o governo Farid Said Madi, passou pelo governo de Maria Antonieta de Brito e, agora, vem sendo consolidado pelo Governo Valter Suman.
Continua depois da publicidade
Guarujá tem potencial para 1,3 milhão de passageiros. O mercado também vislumbra o Porto de Santos, Petrobras e Polo Industrial de Cubatão, além das demandas dos cruzeiros marítimos, negócios e operações do Pré-Sal.