Entre 240 e 350 mil veículos devem utilizar as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes em direção ao Litoral durante o feriado da Consciência Negra. A estimativa é da Ecovias, concessionária do sistema, que inicia a contagem nas praças de pedágio à 0h de hoje e se estende até as 23h59 de domingo, dia 22.
Para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos motoristas, a concessionária deverá implantar operações especiais durante os períodos de pico, tanto em direção à Baixada Santista como no retorno à Capital.
Hoje, a partir das 14h, a previsão é que seja implantada a Operação Descida (7×3), com as duas pistas da Anchieta e a pista sul da Rodovia dos Imigrantes direcionadas ao Litoral. Durante essa operação, a subida dos motoristas para São Paulo acontecerá somente pela pista norte da Imigrantes. A operação segue em vigor até as 17h de sexta-feira, dia 20. Na manhã de sábado, a operação volta a ser implantada às 8h e fica em vigor até as 12h.
Na tarde de sábado, para facilitar tanto a descida à Baixada Santista como o retorno à Capital Paulista, às 16h será implantada a chamada Operação Descida Anchieta (4×6). Nesse período, os motoristas que vão em direção ao Litoral Paulista têm como opção as duas pistas da rodovia Anchieta. Já aos motoristas que tem como destino à Capital Paulista podem utilizar as duas pistas da rodovia dos Imigrantes. A previsão é que a operação seja finalizada às 20h.
No domingo, o movimento em direção à Capital tende a se intensificar já no início da manhã, às 10h, quando deve ser implantada a Operação Subida (2×8), com as duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta funcionando no sentido São Paulo. Nessa operação, a descida dos usuários para o Litoral Paulista acontecerá somente pela Anchieta. O retorno para a operação normal está previsto para as 2h de segunda-feira.
200 mil veículos devem utilizar as travessias de balsas
As travessias de balsas devem receber 200 mil veículos durante o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra. A expectativa é da Dersa.
Segundo a companhia, a previsão é de que o movimento comece a se intensificar já a partir da zero hora de hoje e atinja o pico na sexta-feira pela manhã. No domingo à tarde e à noite, quando a maioria dos turistas deixa o litoral, o tráfego também será intenso.
A travessia Santos/Guarujá, que é a mais utilizada, deve receber 154 mil veículos, com previsão de pico nos períodos da manhã e da tarde.
A operação especial da Dersa será concluída ao meio-dia da segunda-feira, dia 23.
Horários das travessias
Com exceção de Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida, travessias que funcionam 18 horas (das 6 às 24h), as demais operam durante 24 horas por dia.