Cotidiano

Ecovias e Ecopistas realizam mutirão de limpeza em praia do litoral de SP

A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e dos recursos hídricos

Ana Clara Durazzo

Publicado em 23/09/2024 às 13:49

Atualizado em 23/09/2024 às 13:49

Compartilhe:

As atividades começam às 9h30 e devem durar cerca de uma hora e meia / Divulgação

As concessionárias Ecovias e Ecopistas promovem, em parceria com a administração do Parque Estadual Xixová-Japui, um mutirão de limpeza e conscientização na Praia de Paranapuã, em São Vicente, no Litoral de São Paulo. A ação será no dia 25 de setembro, em homenagem ao Dia Mundial do Mar, oficialmente celebrado em 26 de setembro, e contará com a participação da equipe do Programa Viveiro de Mudas, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. 

As atividades começam às 9h30 e devem durar cerca de uma hora e meia. Durante o evento, os participantes realizarão a coleta, quantificação e classificação dos resíduos retirados da praia, com destinação adequada do material recolhido. Todos contarão com equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais para o mutirão.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e dos recursos hídricos, além de alertar para os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos nas praias e oceanos.

A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reflete o compromisso da cidade com a sustentabilidade e com a preservação dos recursos naturais. 

SP Ocean Week 2024

A atividade também é uma das ações programadas pelas unidades da EcoRodovias em apoio à “SP Ocean Week 2024”, que ocorreu de 18 a 22 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa reafirma o compromisso da empresa com práticas sustentáveis, especialmente no que tange o descarte correto de resíduos e a reciclagem, com foco na proteção dos oceanos.

A mensagem principal “Proteja os rios e nascentes. Não descarte lixo na rodovia” busca contribuir para a melhoria de um índice alarmante: 80% do lixo marinho tem origem na terra, de acordo com estudos da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, sigla em inglês), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Este ano, o evento contou com mais de 30 palestrantes e 27 ONGs e institutos dedicados à proteção dos oceanos, oferecendo painéis, workshops e exposições sobre a conservação marinha. 
Viveiro de Mudas

O Programa Viveiro de Mudas promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual (PCDs), com o objetivo de incentivar sua autonomia. A iniciativa é responsável pela produção de mudas para projetos de paisagismo e recuperação ambiental, incluindo o Parque Estadual Xixová-Japui, e conta com 22 PCDs contratadas pelas concessionárias.

Em 15 anos, o programa já produziu mais de 1 milhão de mudas e recebeu reconhecimento na 2ª edição do Prêmio “Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência”, promovido pela Missão Permanente do Brasil junto à ONU, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado de São Paulo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Pescadores ignoram a poluição e pescam peixe em represa de São Paulo

Especialistas indicam que a represa apresenta altos níveis de contaminantes

Diário Mais

Homem deverá pagar R$ 50 mil a ex-mulher após terminar o casamento em 6 dias

O caso ocorreu logo após a lua de mel, quando o homem deixou a mulher

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter