X

Cotidiano

Ecossistema marinho da região será monitorado

O trabalho ocorre entre as equipes do Projeto Mantas o Brasil, patrocinado pela Petrobras e pelo Porto de Santos

Vanessa Pimentel

Publicado em 20/07/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um dos objetivos é ampliar o estudo sobre espécies ameaçadas de extinção / Leo Francini/Projeto Mantas do Brasil

O ecossistema marinho do Parque da Laje de Santos e do Parque Nacional Marinho dos Currais, no Paraná, será monitorado por um ano. Um dos principais objetivos dos pesquisadores, além de observar as diferenças e semelhanças entre as duas regiões, é ampliar o estudo sobre o Mero (Epinephelus itajara), a Tartaruga-verde (Chelonia mydas) e a Raia manta (Mobula birostris), todas espécies ameaçadas de extinção.

O trabalho ocorre entre as equipes do Projeto Mantas o Brasil, patrocinado pela Petrobras e pelo Porto de Santos (CODESP), que estuda a ocorrência de raias mantas na costa brasileira, e do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar).

A ação foi iniciada em junho com a instalação de um equipamento chamado Arms (Sistema de Monitoramento de Recife Artificial, em inglês) no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. O aparelho simula o ambiente recifal, o que permite a colonização natural dos organismos marinhos que, posteriormente, ­serão retirados e estudados sem interferir o ­entorno.

“Isso evita que a gente faça raspagem nas rochas, por ser uma estrutura artificial. Há vários instalados em pontos do Paraná e de São Paulo nos ajudando a estabelecer essa conectividade entre os ecossistemas, que formam um corredor ecológico para uma série de espécies”, explica o biólogo Rafael Metri.

Para isso, segundo o coordenador de pesquisas do Projeto Mantas do Brasil, o biólogo e mergulhador Léo Francini, as equipes utilizam um equipamento de chamado Rebreather, que reduz os ruídos produzidos pelo mergulhador debaixo d´água em relação ao sistema que utiliza o cilindro de ar convencional. “Assim, conseguimos nos aproximar mais dos animais, como as raias, para fazer imagens sem afugentá-los”.

O uso do equipamento possibilitou que os pesquisadores pudessem, também, catalogar animais encontrados no entorno do santuário ­marinho, na costa ­paulista.

“O objetivo dessa expedição também foi o de fazer censos visuais de peixes com o uso dessa tecnologia”, explica o coordenador do Programa Rebimar, Robin Loose.

A soma de esforços, além de permitir a ampliação de estudos de espécies, vai colaborar com a troca de experiência entre os pesquisadores das duas regiões e os resultados vão apoiar estudos de universidades federais dos dois estados. Os equipamentos utilizados na expedição foram adquiridos pelo Projeto Rebimar com o patrocínio da ­ ­Petrobras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter