GOVERNO 3

É grave estado de saúde de Oscar Niemeyer

Arquiteto de 104 anos tem agora infecção respiratória e respira com o auxílio de aparelhos

Comentar
Compartilhar
05 DEZ 201216h16

Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (5) pelo Hospital Samaritano, o estado de saúde de Oscar Niemeyer "é grave". O arquiteto, que já  havia apresentado piora nos exames laboratorias, está sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

Niemeyer havia sofrido uma piora no dia 19 de novembro, quando foi identificado um novo quadro de hemorragia digestiva. Ele foi internado no dia 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital.
 
Oscar Niemeyer está com uma infecção respiratória, foi sedado, diz hospital (Foto: Divulgação)
 
Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.
 
Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.

 

Colunas

Contraponto