Guardas participaram de instruções sobre técnicas de resposta imediata, gerenciamento de crise e integração com outros órgãos de segurança / Divulgação/PMBC
Continua depois da publicidade
Conhecida como "Dubai Brasileira", a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, levou sua equipe de guardas municipais para realizar um intercâmbio operacional nos Estados Unidos. A delegação concluiu o treinamento no Condado de Broward, na Flórida, na última segunda-feira (22).
De acordo com a Guarda Municipal, a iniciativa reforçou o compromisso do município com a modernização da segurança pública e a busca constante por práticas reconhecidas internacionalmente. Durante a viagem, os profissionais tiveram contato com metodologias modernas de atuação policial.
Continua depois da publicidade
Os guardas participaram de instruções sobre técnicas de resposta imediata, gerenciamento de crise e integração com outros órgãos de segurança.
Entre os aprendizados, o curso de atirador ativo abordou estratégias de neutralização da ameaça, resgate e evacuação de vítimas, coordenação com equipes de emergência e procedimentos que visam salvar o maior número possível de vidas em situações extremas.
Continua depois da publicidade
Os guardas também passaram por um treinamento com a Unidade Especial de Controle de Multidão da Broward Sheriff’s Office (BSO), considerada referência mundial na área, pois recebe cerca de 30 milhões de pessoas por ano no condado e agora também se prepara para a Copa do Mundo de 2026.
Além dos treinamentos, os guardas municipais conheceram os equipamentos, viaturas, ferramentas, estruturas físicas e armamentos utilizados pela BSO em seus treinamentos diários e na atuação direta com a comunidade.
O conhecimento adquirido será multiplicado por intermédio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal (CEFAG).
Continua depois da publicidade