Cotidiano

Dragagem histórica promete ampliar capacidade no Porto de São Sebastião

O projeto prevê a retirada de mais de 34 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados no fundo da bacia de manobra

Luna Almeida

Publicado em 30/04/2025 às 07:15

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A expectativa é que os trabalhos comecem em junho deste ano / Divulgação/Semil

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O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, está prestes a iniciar uma das mais importantes obras de sua história recente. Trata-se de uma dragagem de manutenção no principal berço de atracação, uma medida essencial para manter a segurança das operações e a eficiência logística do terminal.

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A expectativa é que os trabalhos comecem em junho deste ano. O projeto prevê a retirada de mais de 34 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados no fundo da bacia de manobra e do berço 101. 

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Com isso, será restabelecida a profundidade mínima de 10 metros, devolvendo ao porto sua plena capacidade de embarque e recepção de cargas.

Intervenção estratégica

Com um dos maiores calados do país, o canal de acesso ao Porto de São Sebastião chega a 25 metros de profundidade. Porém, a proximidade com a costa favorece o assoreamento natural da área de atracação, provocado por chuvas, correntes e ventos. 

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Estudos apontam uma média de 26 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados por ano. A última dragagem havia sido realizada em 2022.

A obra contará com duas embarcações específicas para o serviço: uma draga hopper, responsável por sugar e transportar o material até o ponto de descarte, e uma draga de sucção e recalque com sistema desagregador. 

A previsão é que a dragagem dure cerca de cinco meses, sendo os 45 primeiros dias dedicados à remoção efetiva dos sedimentos.

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Monitoramento ambiental garantido

Todas as etapas seguirão os critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 454/2012, com aprovação do Ibama. Além disso, o monitoramento ambiental será constante, antes, durante e após a obra, para garantir que não haja impactos negativos ao ecossistema local.

Uma das áreas que receberá atenção especial é a Baía do Araçá, um manguezal sensível que será continuamente observado. 

Caso seja identificado qualquer risco de dispersão dos sedimentos, os trabalhos serão suspensos de imediato. Estão previstos ainda estudos do perfil das praias e da circulação costeira para mitigar possíveis impactos.

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Crescimento acelerado impulsiona investimentos

A dragagem acontece em meio a um período de forte crescimento do porto. Em 2024, a movimentação de cargas chegou a 1,5 milhão de toneladas, representando um aumento de 48% em comparação com o ano anterior. 

Entre os produtos mais movimentados estão açúcar, malte, cevada, barrilha, coque e silicato de vidro.

A nova intervenção reforça o papel estratégico do Porto de São Sebastião no cenário logístico do estado e do país, consolidando-o como um importante ponto de escoamento para diversos setores da economia.

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