Um estudo analisou dados de mais de um milhão de cães no Reino Unido para identificar as raças / Pexels
Continua depois da publicidade
Se você tem um cão, esta pesquisa pode ser crucial para a prevenção! Um novo e abrangente estudo realizado por pesquisadores do Royal Veterinary College, em Londres, analisou dados de mais de um milhão de cães no Reino Unido para identificar as raças com maior predisposição ao hemangiossarcoma.
Este é um tipo de câncer agressivo que se origina nas células que revestem os vasos sanguíneos. Embora o diagnóstico seja mais comum em cães idosos, a pesquisa publicada na revista Veterinary Oncology confirmou que a raça é um fator determinante.
Continua depois da publicidade
O estudo identificou um grupo de raças que exige atenção redobrada dos tutores e veterinários. Confira as 10 raças com maior probabilidade de desenvolver a doença:
Além da raça, os pesquisadores notaram que cães com peso superior a 37,4 kg apresentaram um risco mais de quatro vezes maior do que cães de porte médio. A faixa etária entre 11 e 13 anos também dobra a probabilidade do diagnóstico.
Continua depois da publicidade
O hemangiossarcoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, e seus sintomas iniciais costumam ser leves, tornando o diagnóstico precoce um desafio.
Fique atento aos casos de letargia ou fraqueza repentina, intolerância ou dificuldade em praticar exercícios e de diminuição do apetite. Sinais mais graves incluem sangramento no abdômen (hemoabdome) ou ao redor do coração (derrame pericárdico), bem como a presença de massas no baço ou no coração.
Se o seu pet não está na lista de alto risco, boas notícias! A equipe científica também listou as raças que se mostraram menos propensas a desenvolver este câncer. O Yorkshire terrier lidera a lista de menor risco, seguido por Chihuahua, Lhasa apso e Border terrier.
Continua depois da publicidade