X

Cotidiano

Documentos históricos de Santos estão disponíveis para consulta

Certidão de campas, alvarás de comércio, cartas de Habite-se, plantas de obras e documentos referentes a reformas de imóvel estão entre os mais procurados

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2019 às 19:30

Atualizado em 26/03/2019 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Documentos estão à disposição de qualquer pessoa / Divulgação/PMS

Seja para pesquisa acadêmica, profissional ou até interesse pessoal. Os documentos que estão sob guarda e conservação da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) estão à disposição de qualquer pessoa. Certidão de campas, alvarás de comércio, cartas de Habite-se, plantas de obras e documentos referentes a reformas de imóvel estão entre os mais procurados.

Estudantes dos cursos de História e Arquitetura também buscam bastante a instituição, que possui documentos da época em que o Brasil era governado era uma monarquia.

São dois os tipos de arquivo: o permanente, com materiais do fim do século 18 até 1936, e o intermediário, com processos administrativos da Prefeitura a partir de 1937 (veja os endereços abaixo). Além de acervos escritos, também há mais de 300 mil fotografias, mapas e plantas de obras públicas e particulares.

“Se a pessoa precisa consultar o arquivo permanente, solicitamos que entre em contato antes para que possamos preparar essa documentação para a consulta. Já para a pesquisa no arquivo intermediário, de uma planta de imóvel, por exemplo, é possível fazer a consulta na hora, desde que a pessoa leve o número do processo”, orienta Sérgio Willians, diretor técnico da FAMS.

Reproduções

Todos os documentos de posse da FAMS podem ser fotografados. A consulta é permitida apenas no local, não havendo a possibilidade de retirada de material da instituição. Quando há necessidade de cópias de inteiro teor, por exemplo, o munícipe deve fazer uma solicitação à Prefeitura no balcão localizado no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 - Centro), informando também o número do processo.

Doações

A FAMS está aberta para receber doações de documentos, fotos, livros, revistas e qualquer material que se relacione com a história de Santos. “Avaliamos todas as doações e, caso não se encaixem para o nosso arquivo, damos a melhor destinação para aquele material ser aproveitado”, destaca Sérgio.

Interessados em fazer doações devem entrar em contato com os técnicos do arquivo permanente da instituição, pessoalmente ou por telefone.

Endereços

Arquivo Permanente - Rua Amador Bueno, 61 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 3213-1730.

Arquivo Intermediário – Rua da Constituição, 62 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 3223-4873.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter