Disk Amamentação esclarece dúvidas de mães em Santos

O Disk Amamentação está disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Comentar
Compartilhar
13 ABR 2021Por Da Reportagem21h04
Em caso de dúvidas sobre amamentação, a mãe pode acionar (ligando ou encaminhando mensagem) os três númerosEm caso de dúvidas sobre amamentação, a mãe pode acionar (ligando ou encaminhando mensagem) os três númerosFoto: Agência Brasil

Como fazer com um bebê que tem dificuldade para dormir? A alimentação da mãe que está amamentando está correta? E os casos de soluços dos bebês, como proceder? Esses e outros questionamentos passam a ter respostas em um serviço criado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde: o Disk Amamentação.

Parte do Programa de Aleitamento Materno, o serviço disponibiliza três telefones - (13) 99135-5478, (13) 99640-9279 e (13) 99633-9667 - para que mães possam ter atendimento não-presencial com três profissionais especialistas em amamentação. O Disk Amamentação está disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A chefe da Seção de Atenção à Saúde da Comunidade (Seatesc), Daniela Moutinho, explica que a ideia de criar esse serviço se deu ao observar o receio de mães que estão evitando procurar as unidades de Saúde durante a pandemia do coronavírus.

Em caso de dúvidas sobre amamentação, a mãe pode acionar (ligando ou encaminhando mensagem) os três números. Terá resposta de um deles, dependendo da escala dos profissionais. "Além de esclarecer as dúvidas, o profissional poderá fazer o encaminhamento para alguma unidade de Saúde, se for necessário".

SEGUINDO AS DICAS

Mãe de primeira viagem, Victória Senne, 29 anos, procurou o Disk Amamentação porque seu filho Miguel estava mamando por muito tempo, o que a deixava fraca e sem tempo. Ela recebeu orientação das profissionais de como mudar esse hábito e já notou resultados. "Procurei pela amamentação, e aproveitei para esclarecer também dúvidas sobre a rotina de sono dele. O atendimento foi maravilhoso".