X

Cotidiano

Dirigente do Conseg é investigada pela polícia

A dirigente, supostamente, usou o órgão para venda de imóveis irregulares e sublocar apartamentos da CDHU

Carlos Ratton

Publicado em 20/10/2017 às 11:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A situação é conhecida da maioria dos moradores da Zona Noroeste e, na audiência sobre segurança na região, ocorrida na última quarta-feira (18), na Câmara, foi mencionada de forma superficial / Anderson Bianchi/PMS

A falta de segurança da Zona Noroeste ganha um novo capítulo. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar uma dirigente do 5º Conselho de Segurança (Conseg), responsável pela região, por supostamente usar o órgão para venda de imóveis irregulares e sublocar apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), além de se apropriar de quantias em dinheiro de diversas pessoas para incluí-las em lista de espera. A Reportagem tem o nome da dirigente, mas resolveu não divulgá-lo porque ela ainda está apenas sendo investigada.  

Os Consegs são formados por pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícial nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

O caso, que também foi denunciado no Ministério Público (MP) e na Coordenaria Estadual, já vinha sendo investigado pelo Diário, que recebeu cópia de troca de e-mails dos denunciantes. A situação é conhecida da maioria dos moradores da Zona Noroeste e, na audiência sobre segurança na região, ocorrida na última quarta-feira (18), na Câmara, foi mencionada de forma superficial.  

No 5º Distrito Policial, o caso vem sendo conduzido pelo delegado Flávio Máximo. O antigo responsável pela 4ª Companhia de Polícia Militar, capitão Gustavo Henrique Marques Biagio também está ciente da situação. Na audiência, o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), major Renato Fincatti, foi procurado e não ficou à vontade de falar sobre o caso. “Já está mais ou menos encaminhado. O Conseg ficou adormecido e agora estamos no processo que visa juntar as pessoas sob uma nova direção. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil”, ­resumiu.   

Afastamento

A dirigente pediu, de livre e espontânea vontade, afastamento por 30 dias do cargo ao presidente estadual do órgão, Evaldo Roberto Coratto para, segundo ofício assinado por ela, permitir melhor desempenho e liberdade na apuração dos fatos, não causando constrangimento aos diretores e membros efetivos. Um deles, que pediu sigilo de identidade, deu mais detalhes sobre a situação.

Conforme revela, ela estava há 12 anos no cargo. Meses atrás, foi recebida a informação que o 5º Conseg estava sendo usado de forma imprópria. Os demais dirigentes entraram em contato com o denunciante que ratificou a denúncia e disse que estaria informando tudo aos órgãos competentes. “Ele apresentou até recibos dos valores pagos por moradores e disse que tinha gravações. Nós começamos apurar e cobrar uma solução dos órgãos ligados ao Conseg. Ela pediu licença e depois foi afastada definitivamente pela Coordenadoria Estadual”, revela. O Diário conseguiu cópia de alguns recibos, inclusive bancários, de depósitos.                 

O 5º Conseg está há meses desativado e, segundo o membro efetivo, voltará às atividades a partir do próximo dia 26, quando novos dirigentes serão efetivados pelas mãos do vice-presidente do órgão. “Todas as delações foram relacionadas à pessoa dela e não contra os demais membros do 5º Conseg”, concluiu.
Ontem, o Diário tentou localizar a dirigente, mas ela não retornou aos contatos. O delegado Flávio Máximo foi contatado e informou que quem está à frente da investigação é o delegado-assistente João Octávio Ribeiro de Mello, que disse, por ­intermédio de uma assistente, que o caso foi encaminhado à Polícia Federal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter