Interessado deve realizar um cadastro exclusivamente no site do Inep e fornecer informações pessoais / Angelo Miguel/MEC
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu, em 2025, que os fiscais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem receber uma remuneração diária de R$ 510 por dia de prova para certificadores.
No entanto, este valor pode chegar a R$ 864 em casos de deslocamentos superiores a 150 km. Vale deixar claro que os valores oficiais que serão pagos na edição de 2026 ainda não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Os interessados em participar como fiscais devem possuir ensino médio completo e não ter parentes inscritos no Enem 2026, para garantir a integridade do exame.
Entretanto, o participante deverá passar por um processo de capacitação on-line obrigatório, no qual precisará atingir um mínimo de 70% de aproveitamento para continuar no processo.
Continua depois da publicidade
Para se inscrever, o interessado deve realizar um cadastro exclusivamente no site do Inep e fornecer informações pessoais, como CPF e telefone, além de atender aos critérios estipulados.
Já os critérios de aprovação na capacitação asseguram a implementação correta das etapas do exame.
Se, por um lado, os fiscais monitoram as provas nos locais, os certificadores garantem a segurança e a integridade do processo. Os certificadores enfrentam jornadas que podem durar até 14 horas diárias.
Continua depois da publicidade
Entre os requisitos principais para atuar como certificador, são levados em conta a organização, a responsabilidade e a habilidade de reportar ocorrências em tempo real por intermédio de aplicativos.