X

Cotidiano

Diabetes, osteoporose e hipertensão não impedem tratamento com implantes dentários

A condição destas doenças não implica na rejeição ao implante, já que são feitos de titânio, material que não sofre corrosão quando inserido no corpo, explica a doutora Talytah Costa

Da Reportagem

Publicado em 28/06/2019 às 15:11

Atualizado em 28/06/2019 às 15:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os implantes dentários compreendem questões que vão além da estética, segundo a doutora Talytah Costa / Divulgação

Os implantes dentários compreendem questões que vão além da estética e podem ser designados a jovens com a formação óssea completa, adultos e pessoas da melhor idade. O bom estado geral de saúde é fundamental para a realização do tratamento e, mais do que isso, de mantê-los firmes para executarem suas funções ao longo dos anos. 

O procedimento também é designado a pacientes que apresentam doenças sistêmicas, como diabetes, osteoporose e hipertensão. No entanto, nestes casos, a cirurgia só poderá ser realizada se houver uma avaliação prévia e o controle rigoroso da doença. Para estes pacientes, a condição destas doenças não implica na rejeição ao implante, já que são feitos de titânio, um material que não sofre corrosão quando inserido no corpo.

A doutora Talytah Costa, diretora clínica da Oral Sin Implantes em Santos, explica qual é o comportamento em cada uma dessas doenças sistêmicas. “Nestes casos, para mulheres ou homens, não existe contraindicação. É preciso apenas alguns cuidados para que o tratamento ocorra com total segurança”, afirmou. 

Diabetes: A taxa de glicose elevada no sangue interfere na formação óssea. Paciente portador de diabetes, se não controlada, tem dificuldade no processo de cicatrização e um risco maior de infecções após a cirurgia. Entretanto, existem estudos recentes que nos casos da glicemia bem controlada, o processo de osseointegração (união do osso com o titânio) ocorre normalmente, desde que o paciente seja medicado com antibióticos para evitar infecções.

Osteoporose: Por depender da boa qualidade óssea, a osteoporose dificulta a eficiência do tratamento. Cabe ao implantodontista solicitar alguns exames e, dependendo do caso, fazer a indicação dos implantes com cautela. No caso das mulheres ainda pode ser necessário um tratamento complementar de reposição hormonal e cálcio, com o intuito de melhorar a densidade óssea. 

Hipertensão: O paciente hipertenso deve ser avaliado frequentemente por um cardiologista, para que a pressão arterial esteja sempre controlada. No caso dos mais ansiosos, uma possibilidade é o tratamento por sedação consciente, que diminui o nível de consciência do paciente, sem afetar sua habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais. 

Nos três casos, o tratamento com implantes dentários pode ser realizado com sucesso. Basta procurar um profissional e uma clínica especializada no segmento. “Nós temos uma única saúde, o que nos remete a lidar com muito critério. A saúde bucal é a nossa maior herança, por isso, é imprescindível buscar por uma clínica odontológica especialista no assunto e profissionais altamente capacitados”, afirmou a doutora Talytah Costa. 

A Oral Sin Implantes na cidade de Santos está localizada na rua Alexandre Herculano, número 101, no Boqueirão. Para agendar uma avaliação basta ligar no telefone (13) 3040-7172. 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter