Cotidiano

Dia dos Pais: comerciantes do Litoral de SP se preparam para alta nas vendas

CDL Santos Praia estima aumento de 7% e ticket médio de R$ 100 na região. Roupas, perfumes e cosméticos lideram preferência dos consumidores

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 31/07/2025 às 14:15

Atualizado em 31/07/2025 às 14:39

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Dia dos Pais representa uma oportunidade de aquecimento das vendas em um mês tradicionalmente mais fraco / Pexels

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Faltando menos de duas semanas para o Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto, o comércio do Litoral Paulista já se prepara para uma das datas mais importantes do calendário varejista.

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De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), a expectativa é de um crescimento de 7% nas vendas em relação ao ano passado, com um ticket médio estimado em R$ 100.

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Segundo o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, o Dia dos Pais representa uma oportunidade de aquecimento das vendas em um mês tradicionalmente mais fraco, após as férias escolares e sem feriados prolongados.

“É um momento que tem mais gente circulando e já pensando nas compras. As promoções já começaram e as vitrines estão recheadas de opções de presentes”, afirma.

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Pesquisa aponta intenção de compra de 106 milhões de brasileiros

Em âmbito nacional, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 65% dos consumidores brasileiros pretendem comprar pelo menos um presente para o Dia dos Pais.

Isso representa cerca de 106,3 milhões de pessoas indo às compras, com uma estimativa de movimentação de R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços.

O valor médio que os consumidores planejam gastar é de R$ 255. No entanto, 62% dos entrevistados afirmam que os produtos estão mais caros este ano, o que os leva a buscar alternativas mais econômicas ou parcelamentos.

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Roupas, perfumes e cosméticos são os presentes mais escolhidos

Os itens mais procurados para presentear os pais são roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios como carteiras, cintos, óculos e relógios (18%). A maioria dos consumidores (76%) deve pagar à vista, com destaque para o uso do PIX (46%) e cartão de débito (18%).

As compras devem ocorrer principalmente em lojas físicas (76%), com preferência por shoppings centers (31%), lojas de departamento (18%) e shoppings populares (16%). Já 35% dos entrevistados afirmam que pretendem comprar pela internet.

Quanto às comemorações, 37% dos consumidores planejam celebrar a data em casa, 32% na casa do pai e o restante em bares ou restaurantes.

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Inadimplência preocupa especialistas

A pesquisa também revela um dado preocupante: 35% dos consumidores que pretendem comprar presentes estão com alguma conta em atraso e, destes, 74% têm o nome negativado — um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2023.

Além disso, 24% dos entrevistados admitem que costumam gastar mais do que podem nesta data, e 13% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir um presente.

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“É claro que o aumento nas vendas é positivo, mas o endividamento das famílias preocupa. O ideal é que o consumidor se planeje, compre dentro do que pode pagar e evite comprometer ainda mais sua situação financeira”, alerta Nicolau Obeidi, da CDL Santos Praia. “Presentear é um gesto bonito, mas pode ser simples e simbólico, sem causar prejuízos maiores.”

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