X

Cotidiano

Dia do Índio: alunos da EMEI Cidade de Naha visitam aldeia de Paranapuã nesta quinta

Com atividades e interação, crianças de 4 e 5 anos vão vivenciar e conhecer de perto costumes indígenas

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2018 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em comemoração ao Dia do Índio, os alunos da EMEI Cidade de Naha (Rua General Etchegoyen, 25 – Catiapoã) vão passar um dia diferente na Aldeia de Paranapuã, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí. O passeio será nesta quinta-feira(19), em dois períodos – manhã e tarde). O objetivo é proporcionar um contato direto com os indígenas, quebrando estereótipos normalmente vistos nas tradicionais atividades em sala de aula.

Os alunos assistirão a crianças indígenas tocando e dançando e depois participarão de uma roda de conversa aberta para perguntas. Diretora da escola, Lilian Chiquesi conta que esta é a segunda visita realizada pela unidade escolar e, neste ano, a ação engloba 60 alunos. “A ideia surgiu de levar a criança ao conhecimento real, a vivenciar essa cultura, ver de perto os costumes e até mesmo descaracterizar o estereótipo do índio”. Na visita do ano passado, a criançada brincou com os curumins e visitaram as ocas da aldeia.

Os alunos participam antecipadamente das atividades tradicionais, como música, reconhecimento da oca, pintura de cocar e conversas de roda. “Esse contato é importante no sentido de sair do abstrato e trazer para a realidade da criança, algo tão próximo e que parece distante. Há uma importância muito rica no trabalho com valores, solidariedade, humanização e principalmente igualdade racial”, ressalta Lilian.     

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter