Dia do Índio: alunos da EMEI Cidade de Naha visitam aldeia de Paranapuã nesta quinta

Com atividades e interação, crianças de 4 e 5 anos vão vivenciar e conhecer de perto costumes indígenas

Comentar
Compartilhar
18 ABR 2018Por Da Reportagem19h50

Em comemoração ao Dia do Índio, os alunos da EMEI Cidade de Naha (Rua General Etchegoyen, 25 – Catiapoã) vão passar um dia diferente na Aldeia de Paranapuã, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí. O passeio será nesta quinta-feira(19), em dois períodos – manhã e tarde). O objetivo é proporcionar um contato direto com os indígenas, quebrando estereótipos normalmente vistos nas tradicionais atividades em sala de aula.

Os alunos assistirão a crianças indígenas tocando e dançando e depois participarão de uma roda de conversa aberta para perguntas. Diretora da escola, Lilian Chiquesi conta que esta é a segunda visita realizada pela unidade escolar e, neste ano, a ação engloba 60 alunos. “A ideia surgiu de levar a criança ao conhecimento real, a vivenciar essa cultura, ver de perto os costumes e até mesmo descaracterizar o estereótipo do índio”. Na visita do ano passado, a criançada brincou com os curumins e visitaram as ocas da aldeia.

Os alunos participam antecipadamente das atividades tradicionais, como música, reconhecimento da oca, pintura de cocar e conversas de roda. “Esse contato é importante no sentido de sair do abstrato e trazer para a realidade da criança, algo tão próximo e que parece distante. Há uma importância muito rica no trabalho com valores, solidariedade, humanização e principalmente igualdade racial”, ressalta Lilian.