X

Cotidiano

Dia do Autismo é celebrado com ação de conscientização em São Vicente

As atividades ocorrem das 7 às 17 horas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2019 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atividades e oficinas serão realizadas no CAPS II Infanto Juvenil / Reprodução

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, nesta terça-feira (2), o CAPS II Infanto Juvenil (Rua Visconde do Tamandaré, 410 – Centro) contará com oficinas e grupos temáticos. As atividades ocorrem das 7 às 17 horas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema.

A coordenadora do Departamento da Saúde Mental da Prefeitura de São Vicente, Maria José Alcalá, explica que é importante entender o assunto, para auxiliar quem tem autismo. “Uma pessoa com transtorno do espectro autista pode se conectar com outras pessoas e ter uma qualidade de vida, explorando suas habilidades. Para isso, é necessário saber mais sobre o tema”, diz.

Além disso, ela comenta que viver ao lado de pessoas com tais condições exige esforço constante e muito amor. “Fazer parte da vida de uma criança, adolescente ou adulto com autismo é um desafio diário na busca pelos direitos, igualdade, inclusão em terapias e intervenções diversas. O importante é apoiar e oferecer muito amor e carinho”.

História

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A data é comemorada anualmente no dia 2 de abril, com o propósito de promover ações para conscientizar sobre o tema. A cor símbolo foi definida como azul, porque a síndrome é mais comum em meninos.

É importante ressaltar que autismo não é uma doença. São condições médicas que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter