Cotidiano

Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado domingo no emissário

Cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos será celebrada

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2018 às 20:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Navio Kasatu Maru trouxe imigrantes japoneses para o Brasil

Continua depois da publicidade

Abrindo as atividades do Agosto da Paz, o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado em Santos no próximo domingo (5), com uma série de eventos, que incluem a prática de esportes náuticos e cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos, trazendo imigrantes japoneses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A programação terá início às 8h, no deck do Emissário Submarino, com a premiação do festival de longboard feminino Prancha Oca – as competidoras representarão as mulheres vítimas de bombardeio atômico nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Continua depois da publicidade

No mesmo horário, praticantes de canoa havaiana partirão da frente ao Aquário rumo à praia do José Menino, com previsão de chegada às 9h45. Na sequência, às 10h30, será formado um corredor de pranchas e remos para passagem das homenageadas surfistas Fusae Uramoto e Reiko Konno, que receberão um compartimento com água doce (da Fonte do Itororó) e salgada (do mar), simbolizando a união entre os povos.

Às 10h45, junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses, ocorrerá a cerimônia oficial do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, com integrantes da Prefeitura e da Associação Japonesa e participação de uma criança em representação ao respeito e à transferência das tradições às novas gerações. Já às 10h55, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki.

Continua depois da publicidade

Intercâmbio

Na oportunidade, o recipiente com a união das águas também será entregue à servidora Kelly Freitas, que representará Santos durante estágio em Hiroshima, no mês de outubro. A cidade japonesa é sede da rede Prefeitos pela Paz, que tem Santos como membro da diretoria executiva. A rede, cuja missão é o desarmamento nuclear e a disseminação da paz mundial, é integrada por 7.614 municípios de 163 países.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software