X

Cotidiano

Dia da Consciência Negra é celebrado em Santos

A celebração contou com a tradicional cerimônia de deposição de flores junto ao busto de Zumbi dos Palmares

Da Reportagem

Publicado em 21/11/2021 às 00:15

Atualizado em 21/11/2021 às 00:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dia da Consciência Negra é celebrado em Santos com religiosidade e ações de saúde / Raimundo Rosa/PMS

A celebração do Dia da Consciência Negra em Santos contou com a tradicional cerimônia de deposição de flores junto ao busto de Zumbi dos Palmares, na Praça Palmares (Macuco), na manhã deste sábado (20). Este ano, o evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no 'Dia D de atenção à saúde da população negra'.

A ação ofereceu na praça e em quatro policlínicas (Embaré, Conselheiro Nébias, Nova Cintra e Castelo) teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B (139 testes), coleta para detecção de tuberculose (133 coletas), aferição de pressão (256 aferições) e medição de glicemia capilar (248 medições).

No evento, também houve apresentações de capoeira, incluindo pessoas com deficiência, e o xirê dos orixás – uma dança de evocação –, comandado pelo Pai Marcelo de Logonede, coordenador da procissão de Iemanjá na Cidade.

INSPIRAÇÃO
Coordenador de Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura de Santos, Ivo Miguel Evangelista entende que a data é de suma importância porque reverencia Zumbi dos Palmares, o grande líder de força e resistência que inspirou os negros a lutarem contra a discriminação racial. "É importante que possamos estar de forma igualitária em todos os segmentos da sociedade, pois ajudamos a construir o País", salienta. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter