Cotidiano

Dia D contra a gripe imuniza 15 mil pessoas

Os dados preliminares foram divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), na manhã desta segunda-feira (22)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/04/2013 às 13:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1, realizada sábado (20), atingiu mais de 15 mil pessoas em Praia Grande. Os dados preliminares foram divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), na manhã da segunda-feira (22). Ainda faltam contabilizar os dados das ações realizadas em asilos e clínicas de idosos. Além da vacina, quem passou pelas unidades pôde fazer exames de prevenção contra o câncer bucal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A dona de casa Josineide Andrade Santana levou os dois filhos de 6 e 10 anos para garantirem a proteção contra a doença a gripe. Os meninos são portadores de doença respiratória e por isso a atenção redobrada da mãe. “Eu acredito ser o melhor para eles a imunização. Dessa forma, consigo ficar tranquila durante o resto do ano”, disse.

A idosa Cícera Alexandre da Silva, de 75 anos, foi acompanhada do marido, Valdemar da Silva, de 73, para tomar a vacina. Toda vez que tem campanha o casal garante a dose. “Gripe é ruim em qualquer idade, mas na minha idade a imunização é muito importante”.

Apesar do choro durante a aplicação da vacina, o pequeno Thiago Emanuel da Silva, de 6 meses de idade, já está imunizado. A mãe, Maria Aparecida Silva, acha importante prevenir a gripe em seu bebê. “Por ser muito pequeno e frágil, fica difícil o diagnóstico e o tratamento da doença”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Com quase nove meses de gestação, a dona de casa Raquel Amatti, de 22 anos, procurou a Unidade de Saúde da Família (Usafa), do Bairro Vila Sônia, para tomar a vacina e garantir imunização no período pós-parto. “É bom para mim. Acredito que também vai ajudar a proteger a criança. Das outras vezes eu também tomei a vacina”, disse.

Moradores também tiveram acessos a outros serviços (Foto: Divulgação)

Prevenção

Continua depois da publicidade

Quem tomou a vacina na unidade também pôde aproveitar para realizar um exame de prevenção de câncer de boca. Uma dentista esteve nos locais para realizar o serviço. Quem apresentou alguma anormalidade foi encaminhado para tratamento na rede de Saúde da Cidade. O exame preventivo continua durante toda a semana.

Até o momento, mais de 31% de todos os grupos, aos quais são destinados a vacina, já receberam a dose. A campanha segue até a sexta-feira (26) em todas as Usafas de Praia Grande. A vacina é destinada a idosos maiores de 60 anos, grávidas, mães em período de pós-parto (45 dias após dar a luz), crianças entre 6 meses e dois anos de idade e portadores de doenças crônicas respiratórias.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software