Continua depois da publicidade
Mesmo quem tem o dia a dia corrido agora não tem desculpa. Amanhã (20), 45 postos de vacinação contra a gripe vão funcionar das 8h às 17h para imunizar o público-alvo. A ação, que na cidade é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, integra o Dia D – Dia Nacional de Mobilização, da Campanha de Vacinação Contra Influenza. Serão 40 postos fixos por toda a cidade e cinco volantes que atenderão na área continental.
A vacina está disponível para maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, doentes crônicos (mediante prescrição médica), indígenas e população prisional. De acordo com o Ministério da Saúde, esta população é a mais suscetível a desenvolver alguma forma clínica mais grave da doença, com possíveis internações.
Proteção
Estudos apontam que a vacina reduz em até 70% casos de gripe que evoluem para pneumonia e ainda casos cujas complicações necessitam de internação hospitalar.
A vacina protege pelo período de um ano contra três vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, e são constituídas de vírus inativados, ou seja, mortos, que não causam a doença.
Continua depois da publicidade
Dicas para evitar o contágio viral e contrair gripe:
- Ao tossir, sempre proteja a boca com um lenço ou com a mão e em seguida lave a mão.
- Matenha as mãos limpas, lavando ou higienizando com álcool gel.
- Mantenha o ambiente arejado
- Evite locais fechados com aglomeração de público
- Se estiver com gripe, procure ficar em casa por uma semana, evitando a circulação do vírus.
Continua depois da publicidade