Cotidiano

Detran oficializa fim do teste de baliza para tirar a CNH no estado de São Paulo

A mudança já está em vigor e segue novas normas do Contran, a medida busca simplificar o exame prático e focar na condução segura

Giovanna Camiotto

Publicado em 27/01/2026 às 20:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Detran-SP anunciou o fim da obrigatoriedade do teste de baliza / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou na segunda-feira (26) o fim da obrigatoriedade do teste de baliza na prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame poderá ser realizado utilizando veículos com câmbio automático.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A decisão segue as diretrizes da Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e coloca o estado ao lado de Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que já adotaram a medida conforme informações do g1.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• CNH mais barata em SP: Detran reduz preços de exames e libera economia de até 40%

• Detran é impedido de cobrar taxa extra no emplacamento de veículos

• Detran-SP 'faz a limpa' e fecha mais de 120 autoescolas irregulares

Segundo o Detran, o novo formato busca estabelecer "um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável", removendo manobras que não refletem necessariamente a capacidade do condutor de circular nas vias. 

O órgão ainda diz que as medidas "têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão". Essas alterações fazem parte de um pacote de modernização que já havia extinguido a obrigatoriedade das aulas teóricas em autoescolas, agora oferecidas gratuitamente em formato digital pelo governo. 

Continua depois da publicidade

Pelas novas regras divulgada no último semestre de 2025, o número de aulas práticas diminuiu de 20 horas de treinamento para apenas duas horas obrigatórias. Se preferir, o candidato ainda poderá contratar instrutores autônomos ou seguir com as autoescolas tradicionais.

Apesar do fim da baliza e dos treinamentos intensivos, os candidatos ainda precisam demonstrar domínio sobre o veículo em situações reais de trânsito. Testes de conversão à direita e à esquerda, sinalização correta com o uso de setas e a manutenção de uma condução defensiva continuam sendo critérios eliminatórios. 

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software