Detran-SP anunciou o fim da obrigatoriedade do teste de baliza / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou na segunda-feira (26) o fim da obrigatoriedade do teste de baliza na prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame poderá ser realizado utilizando veículos com câmbio automático.
A decisão segue as diretrizes da Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e coloca o estado ao lado de Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que já adotaram a medida conforme informações do g1.
Continua depois da publicidade
Segundo o Detran, o novo formato busca estabelecer "um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável", removendo manobras que não refletem necessariamente a capacidade do condutor de circular nas vias.
O órgão ainda diz que as medidas "têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão". Essas alterações fazem parte de um pacote de modernização que já havia extinguido a obrigatoriedade das aulas teóricas em autoescolas, agora oferecidas gratuitamente em formato digital pelo governo.
Continua depois da publicidade
Pelas novas regras divulgada no último semestre de 2025, o número de aulas práticas diminuiu de 20 horas de treinamento para apenas duas horas obrigatórias. Se preferir, o candidato ainda poderá contratar instrutores autônomos ou seguir com as autoescolas tradicionais.
Apesar do fim da baliza e dos treinamentos intensivos, os candidatos ainda precisam demonstrar domínio sobre o veículo em situações reais de trânsito. Testes de conversão à direita e à esquerda, sinalização correta com o uso de setas e a manutenção de uma condução defensiva continuam sendo critérios eliminatórios.