Cotidiano
Município pernambucano aparece em 2º lugar entre as cidades mais seguras na avaliação de viajantes; destino abriga Porto de Galinhas e outras praias de renome internacional
Famosa por abrigar Porto de Galinhas, eleita repetidas vezes como uma das praias mais bonitas do país, a cidade colhe resultados de investimentos recentes em segurança pública e monitoramento / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, voltou a ganhar destaque nacional após figurar como a segunda cidade mais segura do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O levantamento, que incluiu avaliações de turistas reunidas pelo portal Melhores Destinos, reforça a boa reputação do município entre viajantes brasileiros e estrangeiros.
Famosa por abrigar Porto de Galinhas, eleita repetidas vezes como uma das praias mais bonitas do país, a cidade colhe resultados de investimentos recentes em segurança pública e monitoramento. Atualmente, conta com uma Central de Monitoramento 24 horas e equipes permanentes que atuam em pontos estratégicos de grande circulação turística.
Continua depois da publicidade
Com o terceiro maior PIB de Pernambuco e forte presença no setor turístico, Ipojuca atrai visitantes interessados em praias cristalinas, rica cultura local e vida noturna vibrante. No município, estão alguns dos trechos litorâneos mais famosos do Nordeste:
Porto de Galinhas, com piscinas naturais de renome internacional
Continua depois da publicidade
Muro Alto, considerada a maior piscina natural da América Latina
Maracaípe, destino conhecido pelo surfe e observação de cavalos-marinhos
Cupe, que mistura áreas de ondas fortes e piscinas rasas
Continua depois da publicidade
Serrambi, refúgio de águas calmas e praias tranquilas
A estrutura turística reforça a sensação de segurança, e a hospitalidade da população segue como um dos pontos mais bem avaliados pelos visitantes.
Além das praias, Ipojuca se tornou destino procurado por quem busca:
Continua depois da publicidade
Passeios de buggy
Mergulho com cilindro ou snorkeling
Stand-up paddle
Continua depois da publicidade
Visitas às piscinas naturais
Gastronomia regional
Cultura popular pernambucana, especialmente no carnaval
Continua depois da publicidade
A cidade também se beneficia da proximidade com Recife e de fácil acesso à Rota dos Milagres, Maragogi, Tamandaré e Carneiros.
Apesar da boa colocação no ranking baseado em turistas, Ipojuca não aparece no Anuário 2024 das Cidades Mais Seguras do Brasil, que usa dados objetivos do IBGE e do Ministério da Saúde. Segundo esse levantamento, a liderança nacional fica com:
Valinhos (SP) – 0,9 homicídios por 100 mil habitantes
Continua depois da publicidade
Botucatu (SP) – 1,4
Tatuí (SP) – 1,6
Sertãozinho (SP) – 2,4
Continua depois da publicidade
Jaraguá do Sul (SC) – 2,8
Várzea Paulista (SP) – 3,4
Indaiatuba (SP) – 3,4
Votorantim (SP) – 3,5
Araxá (MG) – 3,6
Santana de Parnaíba (SP) – 3,9
O contraste entre os dois rankings evidencia metodologias distintas: enquanto um reflete sensação de segurança dos turistas, o outro utiliza índices criminais oficiais.
Mesmo sem posição de destaque no ranking nacional oficial, Ipojuca mantém sua força como polo turístico, econômico e cultural. A combinação de belezas naturais, boa infraestrutura, segurança reforçada e hospitalidade faz do município uma das principais portas de entrada do turismo brasileiro.
E para quem deseja unir qualidade de vida, sossego e aventura, a cidade segue sendo uma escolha certeira — especialmente nas águas cristalinas que tornaram Porto de Galinhas conhecida mundialmente.