X

Cotidiano

Descubra como superar o medo de viajar de avião

A negação do medo só o faz piorar. Admitir o problema é o primeiro passo para ultrapassar o medo de voar

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/04/2015 às 16:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O medo de voar afeta muito a rotina das pessoas que não têm escolha e precisam viajar de avião. Se a fobia interferir no bem-estar e na qualidade de vida, é recomendável fazer alguma coisa para alterar a situação. A negação do medo só o faz piorar. Admitir o problema é o primeiro passo para ultrapassar o medo de voar.

Julio Peres, doutor em neurociências e comportamento, com 25 anos de experiência como psicólogo clínico, autor dos livros "Trauma e Superação" e "Neuroimaging for Clinicians", responde algumas questões importante para superar esse medo.

Quais as possíveis causas para o medo de avião?

É importante diferenciar primeiramente o medo de uma verdadeira fobia. O medo geralmente não impede o indivíduo de realizar as suas atividades, a despeito do desconforto. As causas são diversas para o surgimento dos medos e das fobias, podendo ser geradas por fatores genéticos, neuroquímicos, socioculturais, tipo de personalidade e eventos de vida como traumas psicológicos. Muitas vezes as fobias são decorrentes de eventos em que o indivíduo experimentou expressivo medo no passado.

O medo de avião pode estar relacionado a algum tipo de trauma? Por quê?

Sim. Muitas vezes as Fobias são decorrentes de eventos em que o indivíduo experimentou expressivo medo no passado. Lugares, circunstâncias ou sensações associados ao trauma podem disparar a memória do evento e mecanismos de alerta como se a situação traumática estivesse acontecendo ou por acontecer, como um sistema que visa a sobrevivência.

Pessoas que já sofrem de problemas envolvendo ansiedade, como síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, podem vir a ter crises no avião?

As viagens de avião são frequentes e necessárias nos dias de hoje pelas oportunidades ao desenvolvimento profissional, cultural e de lazer oferecidas por esse meio de transporte. As pessoas fóbicas geralmente reconhecem que o medo é excessivo e irracional, mas mesmo assim manifestam extrema ansiedade, que por vezes pode custar grande sofrimento tal como um Ataque de Pânico.

O medo de voar afeta muito a rotina das pessoas que não têm escolha e precisam viajar de avião (Foto: Divulgação)

É possível superar o medo de avião, ou a pessoa apenas aprende a conviver com o medo?

O diálogo entre o medo e a coragem está presente em muitas expressões artísticas, como pinturas, esculturas e peças literárias. Na prática, se você tem medo, isso não significa que você não tenha coragem, ou vice-versa. Coragem tem em sua raiz o significado "ato do coração". Considero que ser corajoso inclui responsabilidade e integridade alinhadas ao desenvolvimento e à prosperidade pessoal. A coragem sem o medo pode ser desastrosa e mal sucedida. Portanto, o aprendizado e o cultivo da coragem podem ocorrer a partir do controle gradativo das variáveis temerosas, do conhecimento real das motivações pessoais e do porquê de enfrentar a adversidade.

É possível dar dicas práticas para ajudar os leitores a driblarem o medo de avião? Quais são elas? Apostar em técnicas de relaxamento é uma boa estratégia? Por quê? É possível ensinar algumas?

A auto-indução de relaxamento com foco na respiração tranquila apoiada por pensamentos de superação (ex: Eu me sinto tranquilo e seguro? Tudo está bem agora e assim continuará? Sou capaz e supero a mim mesmo?) ajuda na superação. Quando mantemos a respiração tranquila nos sentimos mais seguros, confiantes e com o controle preservado. Enfatizo também aos meus pacientes que nós construímos sobre o que temos e não sobre o que nos falta, e por isso, o processo terapêutico envolve o resgate das memórias de superação e auto-eficácia. Uma boa dica é resgatar o repertório de vitórias em outros períodos da vida

E, para quem tem medo mas já está de viagem marcada, há técnicas que ajudam a minimizar o sentimento (viajar acompanhado de alguém de confiança, se exercitar com algumas semana de antecedência, etc.)? Quais são elas? Por que são efetivas?

Para dissipar o medo ou a fobia, e fazer o tratamento de fobia e medo, muitas pessoas têm buscado a psicoterapia que confere significativos resultados de superação. Os efeitos terapêuticos são em boa parte, decorrentes do "aprendizado de extinção", que estabelece novas e saudáveis respostas mediante o estimulo que causava medo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter