As recomendações trabalhadas na pesquisa são de que o consumo de vegetais alcalinizantes deve ser aumentado, eles são - hortaliças verdes, frutas sem sementes, leguminosas, grãos como quinoa e outros integrais. / Crédito: Freepik
Continua depois da publicidade
Pesquisadores dos Estados Unidos, liderados pela cientista Hana Kahleova, compararam os efeitos de uma dieta vegana com baixa gordura à tradicional dieta mediterrânea — caracterizada pelo consumo abundante de frutas, vegetais, leguminosas, grãos integrais, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, com moderação de laticínios e vinho tinto.
Os participantes seguiram a dieta vegana, composta por vegetais, frutas, grãos e leguminosas, e perderam, em média, 6 kg ao longo de 16 semanas — sem a necessidade de contar calorias ou criar um déficit calórico específico.
Continua depois da publicidade
Embora a dieta mediterrânea também seja baseada em alimentos frescos e saudáveis, como frutas, vegetais, legumes, carnes magras, peixes e azeite, ela não apresentou perda de peso significativa no mesmo período.
Conheça também a dieta de frutas e café que reduz em até 23 vezes as doenças cardíacas.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores concluíram que uma alimentação isenta de produtos de origem animal reduz a produção de ácidos no organismo, ajudando a diminuir a inflamação, melhorar a microbiota intestinal e aumentar a sensibilidade à insulina — um dos fatores que contribuem para a perda de peso.
No total, 62 adultos com sobrepeso participaram da pesquisa durante 16 semanas. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um seguiu a dieta vegana e o outro, a mediterrânea.
Após certo período, os grupos trocaram de dieta, em um modelo de comparação cruzada. Durante todo o experimento, os participantes mantiveram os padrões alimentares propostos, com acompanhamento semanal dos pesquisadores.
Continua depois da publicidade
O estudo sugere o aumento do consumo de vegetais alcalinizantes, como hortaliças verdes, frutas sem sementes, leguminosas e grãos integrais (como a quinoa).
No entanto, é importante estar atento a possíveis deficiências nutricionais, principalmente de vitamina B12 e ferro — nutrientes essenciais que exigem maior cuidado em dietas veganas. Além disso, a pesquisa alerta para a necessidade de evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, mesmo em dietas sem carne.