Fenômeno 'chaminés de fada' foi registrado pela primeira vez no nordeste do estado de Goiás / Reprodução/Arquivo Pessoal/Joana Sanchez
Continua depois da publicidade
Uma descoberta inédita no Brasil revelou a presença de uma formação geológica rara conhecida como “chaminés de fada”.
O fenômeno foi registrado pela primeira vez no nordeste do estado de Goiás, próximo à divisa com Tocantins e Bahia, chamando atenção de geólogos e pesquisadores.
Continua depois da publicidade
A geóloga Joana Paula Sanchez, do Laboratório de Geologia em Áreas Turísticas da Universidade Federal de Goiás (UFG), explicou à CNN o contexto da descoberta e como essas estruturas podem ter se formado.
Espécie rara de raia-manta gigante é identificada nas águas do Litoral de SP; VÍDEO
Continua depois da publicidade
Segundo ela, o fenômeno ocorre devido à erosão diferencial, quando diferentes tipos de rocha se desgastam em ritmos distintos. No caso de Goiás, a formação teria surgido em um antigo leito de rio que, ao longo de anos, esculpiu as estruturas que podem atingir até três metros de altura.
Joana Paula Sanchez detalha que essas “chaminés de fada” são compostas por arenito de origem eólica na base, protegido no topo por conglomerados transportados pelo antigo rio.
Maior vírus gigante do mundo é descoberto no Brasil e intriga cientistas
Continua depois da publicidade
Esse processo diferenciaria as formações goianas de outras conhecidas no mundo, que geralmente são compostas por rochas vulcânicas sobre tufos. Ela explica ainda que a atual ausência de fluxo d’água e o processo de desertificação ajudaram a preservar as estruturas.
Fênomeno deste tipo também é encontrado na Capadócia, na Turquia, em um dos locais mais procurados pelos turistas. Veja no vídeo abaixo, divulgado pelo canal Loucos Por Viagens, no Youtube:
A pesquisadora destaca também o caráter único da descoberta. Embora formações semelhantes já fossem conhecidas em áreas menores, esta apresenta dimensões raras, tanto em tamanho quanto em preservação.
Continua depois da publicidade
“Ficamos muito impressionados com o tamanho da área e dessas estruturas. É muito raro encontrar ‘chaminés de fada’ dessa magnitude e tão bem preservadas em um ambiente tão inóspito”, afirma.
A descoberta também levanta preocupações quanto à preservação. Joana ressalta que manter a localização exata em segredo é essencial devido à fragilidade do local. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já avalia a criação de uma unidade de conservação para proteger o fenômeno de possíveis ameaças climáticas e da atividade agropecuária.
Além do valor científico, Joana Paula Sanchez acredita que a região tem potencial turístico, o que pode gerar benefícios econômicos, desde que feito de forma sustentável.
Continua depois da publicidade
A descoberta das chaminés de fada em Goiás representa um marco para a geologia brasileira, ampliando o entendimento sobre formações erosivas e abrindo novas possibilidades para estudo e preservação ambiental.