Descida para a Baixada Santista tem lentidão e congestionamento nesta noite

Trecho de planalto da Imigrantes e região do pedágio registram excesso de veículos; motorista encontra pontos de parada no sentido litoral

O fluxo de veículos sentido Baixada Santista está intenso e apresenta pontos de complicação

O fluxo de veículos sentido Baixada Santista está intenso e apresenta pontos de complicação | Reprodução

Quem planeja descer para o litoral de São Paulo na noite desta sexta-feira (16) precisa de paciência. O fluxo de veículos sentido Baixada Santista está intenso e apresenta pontos de complicação, especialmente nas rodovias que compõem o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Continua após a publicidade

De acordo com os dados de tráfego, o motorista que utiliza a Rodovia dos Imigrantes encontra lentidão acentuada no trecho de planalto, entre os quilômetros 29 e 43, devido ao alto volume de carros que seguem para Santos e cidades vizinhas.

A situação é mais crítica nas proximidades do pedágio, onde o represamento de veículos atrasa a viagem de quem busca as praias neste início de fim de semana. Além da Imigrantes, a Rodovia Anchieta também registra lentidão no trecho final do planalto, entre os quilômetros 41 e 45.

Continua após a publicidade

Já para quem segue em direção ao Litoral Sul pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, o trânsito flui com dificuldade na chegada a Praia Grande, especificamente entre os quilômetros 290 e 292.

Apesar dos pontos de congestionamento no topo da serra, a descida pela serra tanto na Anchieta quanto na Imigrantes apresenta trechos de normalidade momentânea, mas o reflexo do gargalo no planalto exige atenção redobrada. No sentido São Paulo, o tráfego permanece normal na maior parte do sistema, com exceção de um pequeno trecho de lentidão na subida da Anchieta.

Continua após a publicidade

As concessionárias recomendam que os motoristas verifiquem as condições das rodovias antes de sair de casa e, se possível, adiem o início da viagem para horários de menor movimento. A Ecovias mantém a operação normal, mas o excesso de veículos é o principal fator de lentidão nesta noite.