Cotidiano

Descanse em paz, gasolina: Novo combustível chega ao Brasil e promete melhor desempenho

Desde 1º de agosto de 2025, o novo combustível vendido nos postos brasileiros é a Gasolina E30, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética

Ana Clara Durazzo

Publicado em 23/01/2026 às 12:00

Atualizado em 23/01/2026 às 15:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo do governo é reduzir a dependência das oscilações do preço internacional do petróleo, protegendo o mercado interno de crises externas / ImageFX

Continua depois da publicidade

Desde 1º de agosto de 2025, a gasolina vendida nos postos brasileiros mudou. A nova Gasolina E30, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética, elevou de 27% para 30% o percentual de etanol anidro na mistura, trazendo mudanças que vão do preço na bomba ao desempenho do veículo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O que muda para o seu carro?

A principal alteração técnica é o aumento da octanagem de 93 para 94 RON. Na prática, isso significa que o combustível está mais resistente à detonação, o que pode aumentar a eficiência do motor.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Em decisão inédita no mundo, país veta importação de carros movidos a gasolina e diesel

• Mais combustível por menos dinheiro: descubra o maior segredo dos postos

• Carros elétricos ameaçados? Gigante chinesa promete que amônia será o novo combustível

  • Carros Flex: A grande maioria da frota brasileira está pronta para a mudança sem sofrer danos.

  • Carros Antigos ou Importados: Podem exigir atenção redobrada com sistemas de injeção e componentes de borracha a longo prazo.

    Continua depois da publicidade

  • Consumo: Como o etanol tem menor poder calorífico, veículos exclusivamente a gasolina podem apresentar um consumo levemente maior para manter o mesmo desempenho.

Preço: Vai ficar mais barato?

A expectativa do setor é positiva para o consumidor. Com a maior inserção do etanol (incluindo o crescente etanol de milho), a projeção é de uma redução de até R$ 0,11 por litro na bomba.

O objetivo do governo é reduzir a dependência das oscilações do preço internacional do petróleo, protegendo o mercado interno de crises externas.

Continua depois da publicidade

O caminho para a Gasolina E35

O Brasil já é referência global em biocombustíveis, e o plano de descarbonização não para por aqui. O governo federal já estuda o próximo passo: elevar a mistura para 35% de etanol, o limite máximo permitido pela legislação atual.

Dica do Editor: Fique atento ao manual do seu veículo, especialmente se ele for um modelo importado premium, para verificar as recomendações do fabricante sobre o teor de etanol.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software