Não é a toa que o verão é a temporada do cabelo curto / Imagem: Pexels
Continua depois da publicidade
O verão chega, e com ele, diversos desafios para a saúde capilar: suor, sol excessivo, sal da praia, cloro da piscina e tantos outros. Portanto, dermatologistas explicam que a rotina de lavagem do cabelo precisa mudar. Com que frequência devemos lavar nossos cabelos?
Conforme explica Stefano Serini, membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, as altas temperaturas do verão estimulam a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, o que leva a um cabelo mais oleosos e úmidos que sujam mais fácil.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Os alimentos comuns que ajudam a adiar os fios brancos e ainda fortalecem o cabelo.
O sol também tende a danificar os fios de cabelo, e pesquisadores recomendam sempre utilizar protetores térmicos e protetores solares capilares, ou um bom chapéu. Principalmente para quem possui o cabelo descolorido ou com outros tratamentos químicos. Mas e lavar?
Continua depois da publicidade
É o que indica um estudo publicado no International Journal of Women’s Dermatology. Lavar o cabelo de cinco a seis vezes por semana não faz mal para os fios, desde que sejam usados xampu, condicionador e máscara de hidratação de boa qualidade.
Durante o verão, você não só pode, como deve lavar o cabelo todos os dias com xampus de boa formulação para manter a saúde dos seus fios e evitar aquele aspecto de sujo e ensebado tão comum nos dias quentes.
Outros fatores podem prejudicar a saúde do cabelo. Por exemplo, se a água do chuveiro for “dura”, muito densa em minerais, recomenda-se a instalação de um filtro descalcificador. Abra seu chuveiro com frequência para remover as “pedrinhas” que se calcificam dentro dele.
Continua depois da publicidade
Também não lave com água muito quente, que danifica os fios. Prefira, no máximo, morna. Use xampus suaves no couro cabeludo e passe condicionador no comprimento e nas pontas dos fios para hidratar e desembaraçar.
Por último: evite criar estresse térmico no cabelo. Manere no uso de secador, e prefira sempre deixar secar naturalmente. Quanto foi usar a toalha, não esfregue muito forte, faça movimentos suaves e delicados.
Chapinha está proibida! Deixe para o inverno ou o outono, quando o cabelo está sob menos estresse.
Continua depois da publicidade