X

Cotidiano

Especialistas da Baixada sugerem ações para plano de proteção dos animais

Deputada Rosana Valle (PSB) reuniu especialistas da Baixada para contribuir com a Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2021 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A deputada Rosana Valle reuniu pessoas da Região envolvidas com a causa animal, / DIVULGAÇÃO

Educação para a posse responsável, controle populacional, atenção básica veterinária, entre outros programas para todo o País foram sugeridos por especialistas convidados pela deputada federal Rosana Valle (PSB) para contribuir com a recém-criada Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal do Governo Federal.

O setor é ligado à Secretaria Nacional de Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente, e terá a missão de implantar políticas públicas de Proteção e Defesa Animal. Para tanto, já promove uma pesquisa em todos os estados brasileiros para avaliar os programas em andamento, de forma a contribuir e implementar novas ações.

A deputada Rosana Valle reuniu pessoas da Região envolvidas com a causa animal, como o vereador Gustavo Palmieri, a ex-coordenadora da Codevida de Santos, Leila Abreu, que hoje atua em São Vicente, o deputado estadual Caio França (PSB), os vereadores Jhony Sasaki, Marcos Libório, Cícero Melo, entre outros. 

Todos contribuíram com sugestões ao coordenador  Bernardo Broetto e ao chefe de Gabinete da Secretaria de Bodiversidade, Douglas Rezende, que manterão este canal de diálogo via deputada Rosana Valle. 

Eles informaram que o novo setor do Governo Federal acaba de ser criado e já recebeu dezenas de emendas de parlamentares para ajudar nos futuros programas. Ele ressaltou que o Estado de São Paulo, sobretudo Santos e a Baixada Santista, são referência nacional no tema, fato comprovado pelas pesquisas que está concluindo.

Outro ponto enfatizado pelos participantes, principalmente Leila Abreu, foi a formação de um cadastro único de cães e gatos em todo o País, que seriam identificados com microchips, que poderiam ser implantados nas campanhas de vacinação. 

O deputado estadual Caio França sugeriu a inclusão do tratamento dado aos animais na pontuação que classifica as cidades com os selos Verde/Azul, que premia aspectos ambientais. Também foi ressaltada a atuação das entidades de resgate e acolhimento, que precisam de ajuda.  

O vereador e militante da causa animal, Eduardo Palmieri, foi parabenizado pela criação, em São Vicente, da Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), considerada um exemplo no aspecto de atenção veterinária. “Precisamos ampliar o atendimento na Ubasa”, afirmou Palmieri, que defendeu também uma séria ação de controle populacional por castração.

A deputada Rosana Valle pediu a criação de um Protocolo Nacional, incluindo estas e outras políticas públicas, de forma a garantir assistência aos animais, principalmente às famílias carentes que não têm condições financeiras de oferecer, por exemplo, veterinários aos seus pets. “Por isso promovi este encontro entre os envolvidos na causa e esta nova área do Governo. Temos que buscar atendimento a todos os animais”.

Os integrantes da Coordenação Nacional de Defesa e Proteção Animal agradeceram as contribuições para as políticas públicas a serem adotadas e defenderam a importância de uma campanha para a posse responsável, considerada medida de grande eficácia para reduzir os problemas que afetam os animais domésticos no País.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter