X

Cotidiano

Denúncia: exame de sangue demora 4 meses em Cubatão

Caso motivou representação do vereador Dinho contra a prefeita

Publicado em 08/12/2013 às 01:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Espera de quatro meses para a realização de exames simples, como de sangue, fezes e urina. Denúncias como esta motivaram o vereador de Cubatão Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho (Solidariedade), a entrar com uma representação na Promotoria de Justiça da Cidadania contra a prefeita Marcia Rosa (PT).

Dinho, que chegou a ser secretário municipal no primeiro Governo Marcia Rosa, mas depois rompeu politicamente com a prefeita, relata ao promotor que costuma receber reclamações na área de Saúde, especialmente à demora na realização de exames de maior complexidade, como ressonâncias magnéticas. Mas queixas a exames simples passaram também a lhe chamar atenção.

O vereador anexou à representação o pedido de exames (sangue, fezes e urina) de uma moradora de Cubatão, feito no dia 19 de novembro deste ano, e agendado para 3 de abril de 2014. “O munícipe, devido ao grande período de espera, tem grande possibilidade de ver prejudicado seu tratamento, agravada sua doença e, até mesmo, ter sua vida colocada em risco”, destaca o parlamentar.

Outro caso também foi relatado ao Ministério Público: o de um morador que passou por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cota 95, no dia 18 de novembro. Ele saiu com a requisição de um exame de ultrassonografia, que acabou sendo agendado para 14 de março do próximo ano. “Com espera, será que o munícipe não terá sua saúde prejudicada por conta da longa espera?”

População leva até quatro meses para fazer exames simples como o de sangue (Foto: Divulgação)

Dinho acredita que a Promotoria da Cidadania vai abrir um inquérito civil para apurar os fatos relatados na representação. “São problemas que vem acontecendo o ano todo e é a população que acaba pagando o pato”.

Reconhece a demora

Procurada pelo Diário do Litoral, a Secretaria de Saúde de Cubatão reconheceu que nos últimos meses houve um aumento no tempo de espera para atendimento nos exames laboratoriais “em virtude de uma crescente demanda da população”.

Segundo nota enviada à Redação, “o atual fornecimento do serviço, contratado junto ao laboratório da Pró-Saúde, se mostrou insuficiente para o atendimento dentro do prazo considerado ideal pela Secretaria de Saúde, que deve ser sempre inferior a 30 dias”.

No final de outubro, explica a assessoria, a Prefeitura realizou um chamamento público habilitando um novo laboratório, que dobrará a capacidade de atendimento e de realização dos procedimentos, como exames citopatológicos, radiológicos, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, artroscopia diagnóstica e terapêutica, MAPA, Holter, Ecocardiograma, PCR, Audiometria Tonal Limiar, Eletroneuromiografia, Espirometria e Eletrocardiograma.

A expectativa é de que os serviços comecem a ser realizados na próxima semana, e que a demanda reprimida seja eliminada em até 45 dias, informa a assessoria de Imprensa.

Ainda segundo a nota, “após zerada a demanda reprimida, os novos exames serão realizados dentro do prazo considerado ideal pela Secretaria de Saúde (30 dias)”.

A Prefeitura afirma não conhecer o teor da representação encaminhada à Promotoria. “A Administração a entende como desnecessária, uma vez que o Município está realizando todas as providências sob seu alcance, conforme já informado aos vereadores pelo secretário de Saúde em recente reunião realizada na Câmara”.

Com relação às demoras no atendimento, os moradores poderão buscar a solução de seus problemas através da Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800-772-4132.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter