Cotidiano

Defesa Civil realiza simulado de sirene em área de risco em Santos

Exercício acontece neste sábado (31), na Vila Progresso, para orientar moradores sobre evacuação em caso de chuvas intensas

Igor de Paiva

Publicado em 29/01/2026 às 14:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação tem como objetivo testar os protocolos de resposta e orientar a população sobre os procedimentos de evacuação em situações de emergência / Francisco Arrais/PMS

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Santos realiza neste sábado (31), às 10h, um simulado de acionamento da nova sirene de alerta instalada na Praça do Céu, na Vila Progresso, área classificada como de risco em períodos de chuva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação tem como objetivo testar os protocolos de resposta e orientar a população sobre os procedimentos de evacuação em situações de emergência.

Continua depois da publicidade

Como preparação para o exercício, técnicos da Defesa Civil municipal e estadual fizeram, na quinta-feira (29), a distribuição de fôlderes de porta em porta no morro, convocando os moradores a participarem do simulado e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do sistema de alerta, os pontos de encontro e as medidas de segurança.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, a sirene é uma ferramenta fundamental para a proteção da população. “Ela permite alertar rapidamente os moradores em casos de chuvas intensas e outros eventos severos, indicando quando é necessário deixar as residências e aguardar orientação da Defesa Civil”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O coordenador regional adjunto da Defesa Civil do Estado, César Tadeu, reforçou que o retorno às casas só deve ocorrer após autorização oficial.

Morador da Vila Progresso, Profiro Missena da Silva, de 46 anos, destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho leva mais informação e preparo para a comunidade. A sirene é um instrumento essencial e pode salvar vidas”, disse.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software