Cotidiano

Defesa Civil esclarece que Baixada não foi atingida por Furacão nível 1

Apesar dos ventos de 151km/h no Porto de Santos, fenômeno exigiria outras características para configurar furacão

Da Reportagem

Publicado em 04/11/2023 às 13:00

Atualizado em 04/11/2023 às 13:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Tempestade deixou a Região debaixo d'água em poucos minutos / REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil do Estado , por meio do CGE, esclare que a rajada de vento de 151Km/h, registrada pelo Porto de Santos, não foi caracterizada como Furacão nível 1.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sobe para seis o número de mortos no temporal que castigou São Paulo

• Bairros de SP estão há mais de 16 horas sem luz após temporal

• Tempestade atinge Baixada e gera caos em poucos minutos; acompanhe

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, outros fatores influenciam para que esse fenômeno seja considerado um furacão. “Apesar dos ventos terem ficado na casa dos 151km/h no Porto de Santos, não podemos classificar o evento como um furacão, uma vez que este fenômeno precisaria de outras características para essa configuração e não somente os ventos fortes.

Para um evento ser classificado como um furacão, precisaríamos de altos índices pluviométricos, fortes rajadas de vento e um sistema meteorológico formado em alto mar e com um grande diâmetro.

Continua depois da publicidade

O fenômeno que atingiu o Estado de São Paulo foi influenciado por um sistema meteorológico no Sul do Brasil, que originou uma frente fria, que somada ao calor e a umidade que já se encontrava por aqui, intensificou ainda mais o sistema e provocou a severidade deste evento. No município de São Paulo-SP, as rajadas de vento ficaram na casa dos 110km/h”.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software