Cotidiano
Com acumulados altos e solo encharcado, as cidades do litoral de SP entram em estado de atenção; evite áreas vulneráveis
A tempestade com granizo se aproxima de Praia Grande / Giovanna Camiotto/DL
Continua depois da publicidade
A Baixada Santista entrou em estado de atenção nesta sexta-feira (2) devido à previsão de chuvas intensas e temporais isolados que devem atingir a região ao longo de todo o primeiro fim de semana de 2026. O alerta, emitido pela Defesa Civil, aponta que a região pode ficar vulnerável aos raios, ventos e condições para granizo.
Cidades como Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande já monitoram áreas de encosta e pontos críticos de alagamento. O maior risco reside no solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias, o que aumenta a probabilidade de deslizamentos de terra, especialmente em comunidades situadas em morros.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos sinais de perigo, como rachaduras nas paredes, portas que não fecham corretamente e inclinação de árvores ou postes. Em caso de tempestades com raios, evite praias, campos abertos e não estacione veículos próximos a árvores ou placas de sinalização.
Para acionar os canais de emergência, basta ligar pada a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Moradores podem se cadastrar para receber alertas gratuitos via SMS enviando o CEP da sua residência para o número 40199.
Continua depois da publicidade