Cotidiano

Defesa Civil e Secretaria de Habitação orientam moradores sobre chuvas em Cubatão

Ação foi realizada em conjunto no bairro da Mantiqueira, núcleo habitacional de Cubatão

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2023 às 19:43

Atualizado em 29/11/2023 às 20:31

Compartilhe:

Medida de vistoria de campo faz parte das ações de monitoramento em períodos de grande acumulado de chuva / Divulgação/PMC

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) realizaram ação em conjunto no bairro da Mantiqueira, núcleo habitacional de Cubatão. O trabalho tem o objetivo de orientar a comunidade do local, considerado área de risco, sobre o período chuvoso e novamente alertar sobre os riscos naturais na encosta, como deslizamentos, escorregamentos, alagamentos e enchentes. A medida de vistoria de campo faz parte das ações de monitoramento em períodos de grande acumulado de chuva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Casa a casa – Segundo os setores envolvidos na ação, a Mantiqueira possui 150 residências. No último dia 22, técnicos da Sehab e da Defesa Civil fizeram varredura no bairro, entrando em contato com os respectivos moradores, casa a casa, verificando se há reclamações sobre mudança na estrutura do imóvel, bem como notadamente alteração no solo ou na encosta. Ainda foram deixados panfletos nas residências que estavam fechadas. No comunicado, consta que o período de dezembro a março é considerado o mais chuvoso da Região, solicitando que as pessoas fiquem em estado de alerta constante e acionem a Defesa Civil pelo 199 sempre que notarem adversidades, como rachaduras nas casas, água barrenta escorrendo da encosta, eventuais deslizamentos, entre outros eventos naturais.

As assistentes sociais da Sehab também orientaram os moradores sobre a possibilidade do pagamento de auxílio-moradia, que todos os residentes da Mantiqueira devidamente cadastrados e que desejam sair do local têm direito em caso de alguma ocorrência, até que sejam construídas e disponibilizadas unidades habitacionais para atendê-los, conforme planejamento já em andamento por parte da Prefeitura.

Segundo a Defesa Civil, outros bairros que apresentam áreas de riscos já foram vistoriados e vão passar pelo processo novamente, como Cota 95, Cota 200, Água Fria e Pilões. Nesses casos, somente pela Comdec. “Essas vistorias preventivas acontecem mensalmente de outubro a março, sendo feitas antes e durante o tempo de maior volume de chuva. Fora desse período, as visitas são feitas a cada dois meses ou a qualquer momento quando solicitada por munícipes”, explica Cristina Candido, coordenadora da Comdec.

Pessoal chamado pelo concurso Público –  A profissional fez questão de destacar a importância para o setor da participação dos novos servidores que passaram a integrar a Defesa Civil cubatense, contratados por meio de concurso público. “Esse trabalho de prevenção e outros que estamos realizando ganharam dimensão e só foram possíveis graças ao reforço que recebemos com a posse dos novos técnicos”, observa.

Ela relata ainda que, assim que assumiram, os agentes passaram por capacitações ‘in loco’, presenciando e já participando dos trabalhos como forma de treinamento. Atualmente, já estão integrados às tarefas do setor, dominando a rotina de trabalho. Isso tem ajudado bastante a Defesa Civil de Cubatão a realizar a missão que nos cabe”, reforça Cristina.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter