X

Cotidiano

Defesa Civil debate prevenção contra chuvas de verão na Baixada

Evento ocorre na sede da delegacia local do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e termina amanhã, quarta-feira (14)

Da Reportagem

Publicado em 13/11/2018 às 18:20

Atualizado em 13/11/2018 às 18:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estão reunidos representantes da Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista / Divulgação/Defesa Civil

"Prevenção para salvar vidas" foram as palavras de ordem na manhã desta terça-feira (13) durante a abertura da Oficina Preparatória da Operação Chuvas de Verão, que reúne, em Cubatão, representantes da Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista. O evento, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, ocorre na sede da delegacia local do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e termina amanhã, quarta-feira (14). "Nos momentos mais difíceis que a Defesa Civil tem de mostrar, conforme o dizer do líder sul-africano Nelson Mandela, a alma incansável", disse, no discurso de abertura, o major PM Fauzi Salim Katibe, diretor da Divisão de Recuperação da Defesa Civil do Estado.

Ele destacou a importância do trabalho conjunto das equipes técnicas de defesa civil e da população. Lamentou que, hoje, a população brasileira ainda não tenha a cultura da prevenção. Citou, como exemplo, o fato de o código 40.199, criado para as pessoas receberem alertas da Defesa Civil pelo SMS, ser muito pouco usado. Segundo Fauzi, menos de  3% da população cadastrou seus aparelhos celulares, tornando-os  aptos a receber os alertas. "Com isso, nossas mensagens estão atingindo pouco mais de 10% da população", disse.

Em seu discurso, Regina Elza Araújo, coordenadora regional da Defesa Civil na região de Santos e coordenadora da oficina, destacou a necessidade de as equipes se manterem informadas e unidas. Explicou que a oficina preparatória esclarece dúvidas e presta novas informações sobre possíveis ocorrências no período das chuvas.

O comandante do Grupamento de Bombeiros de Santos, coronel PM Daniel Tenório dos Santos, disse que, enquanto os bombeiros atuam nas urgências, a defesa civil, como um todo, atua de forma permanente, visando à prevenção. "Nesse esforço, se uma  vida for salva, todo o trabalho dispendido valeu a pena". Fizeram parte, ainda, da mesa de abertura: o coronel PM Daniel Onias Nossa, da Comissão de Prevenção e Defesa Civil de Santos, e o diretor da Defesa Civil de Cubatão, Levindo Santos Filho. Além dos representantes das Comdecs, participaram membros dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) que são brigadas populares formadas pelos moradores das áreas de risco em Cubatão.   

A Oficina Preparatória acontece todos os anos para reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas por meio de treinamento, capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil, para enfrentar as chuvas que ocorrem com maior intensidade no verão. Discutem-se novas tecnologias e práticas operacionais, principalmente relacionadas a deslizamentos de terra, muito comuns nesta época.

Durante esses dois dias, os técnicos falam sobre Legislação Básica, Geologia e Meteorologia aplicadas à proteção e defesa civil, além de técnicas de registro de comunicação preliminar de ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec). Ainda na pauta, procedimentos de Assistência Humanitária, Situação de Anormalidade, Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil, Valores Acumulados da Chuva e Vistoria de Campo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter