Cotidiano
O objetivo é que, em situações de calamidade ou desastres tecnológicos, as Forças Armadas já possuam o conhecimento prévio do território para uma intervenção precisa
Durante a audiência, a equipe de Mongaguá apresentou um detalhamento das vulnerabilidades locais / Duca Jardim/PMM
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, participou nesta segunda-feira (16) de uma reunião estratégica com o Comando de Defesa Antiaérea do Exército e a Guarnição Militar da Baixada Santista. O encontro, realizado com a presença da Defesa Civil Estadual, teve como foco o mapeamento de riscos e a integração logística para o enfrentamento de eventos climáticos extremos.
Durante a audiência, a equipe de Mongaguá apresentou um detalhamento das vulnerabilidades locais, expondo os principais cenários de riscos hidrológicos (enchentes) e geológicos (deslizamentos) que a cidade enfrenta.
Continua depois da publicidade
O objetivo é que, em situações de calamidade ou desastres tecnológicos, as Forças Armadas já possuam o conhecimento prévio do território para uma intervenção precisa. "Ao apresentarmos nossas particularidades diretamente ao Exército, asseguramos que o suporte federal conte com a logística correta e chegue no menor tempo possível", destacou Francisco Henrique de Camargo Querino, gestor da Defesa Civil de Mongaguá.
O General de Brigada Marcus Cesar Oliveira de Assis detalhou a capacidade de suporte que o Exército coloca à disposição da região. A estrutura inclui:
Continua depois da publicidade
Engenharia: Apoio em desobstrução de vias e estruturas;
Logística de Transporte: Movimentação de suprimentos e tropas;
Comunicações: Garantia de contato em áreas isoladas.
Continua depois da publicidade
A integração contou com a participação do Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual, Coronel PM Daniel Onias, e representantes de todas as cidades da Baixada Santista, reforçando o caráter regional da proteção civil.