Todos os dias, o CGE envia o Mapa de Risco de Incêndio para todas as Coordenadorias Municipais, pelas quais as que estão inseridas em uma área com risco mais elevado, recebem um indicativo de alerta / Fundação Florestal/Divulgação
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (18), o Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do estado de São Paulo publicou um Mapa de Risco de Incêndio com a previsão de risco de incêndio para todo o estado, no decorrer desta semana. A situação mais crítica é nas regiões oeste e central, como podemos ver no mapa abaixo:
Se tratando de uma das ferramentas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante a fase de estiagem, o software funciona 24 por dia e é concebido por intermédio de algoritmos que juntam dados sobre elementos dos níveis de chuva nos últimos dias, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, velocidade do vento e temperatura. Através destas informações, ele disponibiliza previsões para os próximos cinco dias.
Continua depois da publicidade
Neste contexto, a escala amarela representa o risco baixo e a roxa o risco de emergência. No total, são quatro níveis de riscos.
Todos os dias, o CGE envia o Mapa de Risco de Incêndio para todas as Coordenadorias Municipais, pelas quais as que estão inseridas em uma área com risco mais elevado, recebem um indicativo de alerta. Graças a isso, medidas de prevenção são tomadas pelas cidades como vistorias nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização com a população.
Continua depois da publicidade