Cotidiano

Estado de SP está em alerta para forte riscos de incêndios; entenda

Informações foram divulgadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do estado

Da Reportagem

Publicado em 18/06/2024 às 18:40

Comentar:

Compartilhe:

Todos os dias, o CGE envia o Mapa de Risco de Incêndio para todas as Coordenadorias Municipais, pelas quais as que estão inseridas em uma área com risco mais elevado, recebem um indicativo de alerta / Fundação Florestal/Divulgação

Na última segunda-feira (18), o Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do estado de São Paulo publicou um Mapa de Risco de Incêndio com a previsão de risco de incêndio para todo o estado, no decorrer desta semana. A situação mais crítica é nas regiões oeste e central, como podemos ver no mapa abaixo:

Se tratando de uma das ferramentas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante a fase de estiagem, o software funciona 24 por diaGoverno do Estado de São Paulo/Divulgação

Se tratando de uma das ferramentas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante a fase de estiagem, o software funciona 24 por dia e é concebido por intermédio de algoritmos que juntam dados sobre elementos dos níveis de chuva nos últimos dias, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, velocidade do vento e temperatura. Através destas informações, ele disponibiliza previsões para os próximos cinco dias.

Neste contexto, a escala amarela representa o risco baixo e a roxa o risco de emergência. No total, são quatro níveis de riscos.

Todos os dias, o CGE envia o Mapa de Risco de Incêndio para todas as Coordenadorias Municipais, pelas quais as que estão inseridas em uma área com risco mais elevado, recebem um indicativo de alerta. Graças a isso, medidas de prevenção são tomadas pelas cidades como vistorias nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização com a população.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Litoral de SP recebe local para consultas médicas a preços acessíveis; veja o local

Unidade oferecerá uma gama de especialidades, incluindo clínica geral

Diário Mais

Quer aquecer? Restaurantes do litoral de SP oferecem variedades de fondue; confira

Prato pode ser encontrado nas versões doce e salgada, com vários acompanhamentos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter