A chuva alagou diversos pontos da região / Ana Clara Durazzo/DL
Continua depois da publicidade
“Nós temos notado que essa chuva mais concentrada será mais recorrente daqui para frente.” Esse é o alerta de Daniel Onias, chefe do Departamento da Defesa Civil de Santos, após a região ter amanhecido com fortes chuvas nesta quarta-feira (6).
De acordo com Onias, o temporal que atingiu a Baixada Santista foi causado pela concentração de umidade vinda do oceano. “Ela ficou estacionada aqui. A previsão era de chuva normal. Esse fenômeno foi acima do previsto”, explicou.
Continua depois da publicidade
O líder da Defesa Civil — autoridade responsável por esse tipo de situação — afirmou que o episódio serve de aprendizado, mas não houve necessidade de evacuação da população.
O gestor prometeu que haverá cobrança para que os institutos de meteorologia consigam prever, de forma cada vez mais precisa e antecipada, os fenômenos naturais.
Continua depois da publicidade
Onias também comentou a ressaca que atingiu a região na última terça-feira (29), e que trouxe consigo muita areia, prejudicando o sistema de drenagem da cidade.
Para o próximo fim de semana, a Defesa Civil confirmou que um novo alerta de ressaca será divulgado ainda nesta quarta-feira (6), nos canais oficiais da Prefeitura de Santos. “É um período muito curto de tempo para realizar essa limpeza — cerca de uma semana e meia. A recorrência é, sem dúvidas, um sinal das mudanças climáticas”, afirmou.
Como medida de prevenção, ele destacou que o melhor método, nesses casos, é antecipar as previsões e os sinais de evacuação.
Continua depois da publicidade
O chefe da Defesa Civil garantiu ainda que todos os setores da gestão municipal trabalham em conjunto para amenizar os efeitos do tempo.
Onias explicou que o temporal que começou durante a madrugada causou problemas em diversos pontos da cidade. A partir de agora, o foco da equipe será a preservação das áreas de morro, que, até o momento, não registraram maiores danos.
“Com esse acumulado alto de chuva, pode haver problemas. Por isso estamos atentos, fazendo vistorias e alertando a população. É uma situação mais preocupante, pois se trata de vidas humanas”, alertou.
Continua depois da publicidade
Para os moradores dessas áreas, a recomendação é ficar atento aos sinais típicos de deslizamento de terra, como rachaduras nas estruturas das residências.