X

Cotidiano

Defesa Civil alerta para tempestade e ondas de quase 2 metros na Baixada Santista

Passagem de uma frente fria pela costa do Estado criará condição para precipitações fortes e persistentes

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2020 às 18:27

Atualizado em 26/02/2020 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As áreas mais afetadas serão a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira e São José do Rio Preto / Nair Bueno/DL

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) informa que, entre esta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), a aproximação e passagem de uma frente fria pela costa do Estado criará condição para precipitações fortes e persistentes, espalhadas por todo o território paulista, acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento.

As áreas mais afetadas serão a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira e São José do Rio Preto, com acumulados que poderão exceder os 100mm. 

A Defesa Civil de Santos alerta também que a frente fria deixará o mar agitado a partir da madrugada desta quinta-feira (27). De acordo com informações do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o nível do mar ficará elevado, podendo ultrapassar 1,8 metro na Baía de Santos, nesta quinta-feira (27), com pico por volta das 17h, e 1,9 metro no estuário, às 17h20.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção. Se a previsão se mantiver, não são esperados impactos nas estruturas urbanas, mas há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de precipitação elevada, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

Na sexta-feira (28) e sábado (29), a frente fria dispersará do Estado, porém a combinação de umidade com o calor propiciará condição para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento.

Assim, em razão desses eventos, a Defesa Civil orienta a todos para ficarem atentos a qualquer sinal de perigo, como alagamentos, enxurradas, desabamentos, deslizamentos de terra e ocorrências relacionadas com raios e vento forte. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter