X

Cotidiano

Declaração de imposto de renda para MEI é o serviço mais procurado

Serviço itinerante atende microempreendedores individuais (MEI) e microempresários tirando dúvidas e auxiliando-os

Publicado em 27/05/2015 às 13:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nestas segunda (25) e terça-feira (26), a Praça da Matriz, no Centro, recebeu a van do Sebrae Móvel para tirar dúvidas e oferecer auxílio para os munícipes. Dentre as orientações dadas pelos profissionais, a mais procurada foi a da data limite para o microempreendedor individual (MEI) fazer a declaração de Imposto de Renda, que vai até este sábado (30). A iniciativa de trazer o atendimento móvel do Sebrae foi da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

Ao todo, a extensão móvel do serviço trouxe para Guarujá profissionais preparados para orientar a população a respeito de como abrir uma empresa, tirar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e auxiliá-lo em fatores como finanças.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae, Camila Alves Ribeiro, o intuito da ação é divulgar o serviço do Sebrae e deixá-lo mais próximo da população. “Nosso objetivo é ser mais acessível e prático para o microempresário e microempreendedor individual”, explica.

Camila destaca também que os microempreendedores individuais precisam se atentar quanto à declaração anual de imposto de renda, que vai até o sábado (30) e pode ser feita no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br.

A autônoma Valéria Simone da Silva foi uma das beneficiadas pelo serviço. Ela estava resolvendo assuntos pessoais no Centro quando se deparou com o veículo itinerante. Não hesitou em parar para tirar dúvidas sobre até quando devia fazer a declaração. “Depois de conversar com a analista do serviço, descobri que mesmo não tendo gastos ou notas fiscais, eu tenho que declarar. Caso contrário, terei que pagar multa”, explica.

Já o empreendedor Ezequiel Ferreira, responsável por um estabelecimento que vende instrumentos, materiais voltados a música e oferece aulas periodicamente, sanou dúvidas sobre outro serviço bastante procurado no Sebrae: a legalização. Atualmente, Ferreira enfrenta problemas para regularizar o seu negócio. Ele quer começar a emitir notas fiscais. “O próximo passo com meu estabelecimento é deixá-lo mais transparente, e tenho certeza que vou conseguir. Encontrar o Sebrae Móvel perto da minha casa foi muito útil”, declara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter