X

Cotidiano

De Rosis pede cidadania brasileira para Thomas Maack

Perseguido pela ditadura militar, Thomas Maack fugiu do País e se exilou nos Estados Unidos

Publicado em 29/04/2013 às 17:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vereador Marcus de Rosis pediu ao Governo Federal que restabeleça o processo de concessão da CIdadania Brasileira ao médico Thomas Maack, preso político do navio-prisão Raul Soares, no Porto de Santos, em 1964.

O requerimento foi apresentado e aprovado na sessão da Câmara de Santos, na última quinta-feira, dia 25, um dia após o aniversário de 49 anos da chegada do navio ao Porto de Santos.

“Ontem fez 49 anos que o Navio-Prisão Raul Soares, de tão triste lembrança para o sindicalismo de Santos e para a própria história e democracia da Cidade e do País, foi trazido ao Porto de Santos, para servir de prisão flutuante a presos políticos e líderes sindicais”, disse o vereador.

Vereador Marcus De Rosis e  Thomas Maack durante homenagem ao médico, na Câmara de Santos (Foto: Arquivo DL)

“Um de seus personagens, o médico alemão naturalizado americano Thomas Maack, dos muitos  presos políticos daquela embarcação,  foi recentemente homenageado por esta Casa, em 8 de novembro do ano passado, numa noite memorável e marcante para todos nós”.
A seguir fez um resumo sobre a história sindical e relembrou a figura marcante do médico, hoje com 77 anos de idade, que ajudou a salvar muitas vidas de sindicalistas e presos políticos do navio.

Thomas Maack, de nacionalidade alemã, chegou ao Brasil com poucos meses de vida, pois seus pais vieram para o Brasil fugindo do regime nazista. Formou-se em medicina pela USP e fez carreira médica em São Paulo, onde foi professor e médico pesquisador.
Em 1964, foi perseguido pela ditadura  militar instalada naquele ano  no  Brasil, sendo  preso quando estava prestes a obter a cidadania brasileira.

De Rosis diz que o médico teve que fugir do País, buscar exílio nos Estados Unidos, e hoje, apesar de ser um cientista em pesquisas médicas bastante famoso, pretende ter a cidadania brasileira. Ele é casado com uma brasileira e tem uma filha também brasileira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter