Continua depois da publicidade
Quatro dos cinco galpões da antiga Fábrica da Comunidade já foram adaptados para abrigar o Centro Vocacional Tecnológico - CVT, voltado à qualificação de mão de obra e pesquisa para o setor industrial e que está sendo instalado em Cubatão mediante convênio entre a Prefeitura e Usiminas.
O quinto galpão, que abrigará os laboratórios, ainda não foi adaptado porque ali funciona, atualmente, o Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT, cuja transferência começa a ser providenciada pela administração municipal.
O CVT ocupará 2.800 metros quadrados da antiga Fábrica da Comunidade e a adaptação de quatro dos cinco galpões do prédio corresponde a 80% das obras. Entre os setores já prontos encontra-se o auditório, com 190 metros quadrados, o maior dos compartimentos do CV. Quando concluído, o CVT terá 12 laboratórios técnicos, quatro salas de aula, duas salas profissionalizantes, biblioteca, cantina, auditório e espaços para exposições, treinamentos e eventos.
Continua depois da publicidade
Vistoria
Na manhã desta quinta-feira (25), representantes da Usiminas, Prefeitura e da Metalúrgica Valença, empreiteira encarregada das obras, fizeram uma vistoria técnica no local. Na ocasião, o diretor de Relações de Emprego da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável - Semed, João Paulo Pucciariello, informou que, para acelerar a desocupação do galpão da antiga Fábrica da Comunidade, será providenciada a instalação provisória do PAT no Centro Social Urbano - CSU, no Parque Fernando Jorge.
O Centro Vocacional Tecnológico de Cubatão foi idealizado em julho de 2011. Orçado em R$ 5,04 milhões, conta com investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recursos que constituem contrapartida social aos financiamentos que a Usiminas obtém daquele banco federal.
Continua depois da publicidade