X

Cotidiano

Custo da indústria cresceu 5% em média em 2014, segundo a CNI

O aumento é fruto da expansão de 16,5% no custo com óleo diesel e de 11,4% com energia elétrica. Os gastos com pessoal também pesaram, com aumento de 7,9%

Publicado em 10/04/2015 às 17:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O custo da indústria em 2014 cresceu em média 5% em relação a 2013, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado foi puxado pela alta de 6,3% no custo com produção e pelo avanço de 20,8% no custo de capital de giro. Os números fazem parte do Indicador de Custos Industriais, divulgado nesta sexta-feira, 10. No componente da produção, um dos destaques é a elevação de 12,6% do custo de energia. O aumento é fruto da expansão de 16,5% no custo com óleo diesel e de 11,4% com energia elétrica. Os gastos com pessoal também pesaram, com aumento de 7,9%. Das variáveis consideradas pela CNI, apenas o custo tributário registrou queda em 2014, com recuo de 0,8%.

No quarto trimestre de 2014, o setor apresentou aumento de 3% nos custos, em relação ao terceiro trimestre, descontados os efeitos sazonais. Se comparado ao mesmo período de 2013, a elevação é de 3,7%.

O custo da indústria em 2014 cresceu em média 5% em relação a 2013 (Foto: Agência Brasil)

De acordo com a CNI, o aumento trimestral foi puxado principalmente pela expansão de 4,9% no custo tributário e de 2 5% no de produção. "A expansão de 3,0% nos custos industriais frente ao aumento de apenas 1,6% no preço doméstico dos produtos manufaturados indica compressão das margens de lucro no quarto trimestre de 2014", informa a instituição.

A CNI pondera, entretanto, que o aumento de custos no trimestre foi menor do que a elevação de preços dos manufaturados importados (10,2%) e dos manufaturados nos Estados Unidos (9,1%) o que indica uma recuperação da competitividade dos produtos brasileiros no mercado doméstico e no exterior.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter