X

Cotidiano

Cursos de medicina começam em 2015

Cubatão e Guarujá estão entre as cidades escolhidas para participar da terceira fase do Mais Médicos

Publicado em 05/09/2014 às 10:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Duas cidades da Região estão entre os 39 municípios escolhidos para receberem cursos de Medicina a partir de 2015: Cubatão e Guarujá. Ontem, em Brasília, os ministérios da Saúde e da Educação anunciaram os nomes destas cidades. Além dos dois municípios, outras 12 cidades de São Paulo receberão o curso.

Hoje será publicada no Diário Oficial da União a relação das cidades aprovadas. O próximo passo é o chamamento federal das universidades privadas interessadas em promover os novos cursos. Começará então o processo de seleção, com base nas especificidades de cada município.

A instituição que se instalar em Cubatão ficará responsável pelas obras e construções necessárias para o curso, podendo utilizar toda a estrutura municipal de saúde para as práticas de estudo e residência médica. Para isso, como contrapartida, deverão realizar investimentos na saúde pública local, que serão definidos conjuntamente com a Prefeitura. A expectativa da Municipalidade é que o vestibular e o início do curso aconteçam ainda em 2015.

Para selecionar as 39 cidades, o Governo Federal levou em consideração diversos critérios, como a necessidade social do curso na comunidade e a estrutura da rede local de saúde para a realização de atividades práticas do curso superior. Cubatão atendeu a todos os requisitos da seleção, comandada pelo Ministério da Educação (MEC), tendo o apoio das cidades vizinhas de Santos e São Vicente, que disponibilizaram seus leitos públicos para a residência médica dos futuros estudantes.

 Com a presença dos prefeitos, Saúde e MEC anunciaram os 39 municípios participantes (Foto: Divulgação/PMC)

Mais Médicos

Com os novos cursos, os ministérios da Saúde e Educação iniciam a terceira fase do programa Mais Médicos, que prevê a expansão e a reestruturação da formação médica no Brasil.

“Nosso objetivo é ofertar cursos de qualidade, para isso precisamos de planejamento. Estamos invertendo o processo que era feito antes. Agora, primeiro definimos quais as regiões devem receber os cursos, para que a estrutura seja preparada para a completa formação de profissionais”, disse o titular do MEC, Henrique Paim.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a descentralização da oferta de cursos de medicina, facilitando o acesso à formação médica fora das grandes capitais e centros populacionais. “Nossa meta é ampliar o número de médicos no País de 374 mil, atualmente, para 600 mil em 2026. Para isso, vamos gerar 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017 e 12,4 mil vagas de residência médica, promovendo a interiorização da formação de profissionais”.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter