X

Cotidiano

Curso ensina a conhecer a história e os tipos de cerveja

Embora a preferência do público seja pela cerveja Pilsen, há dezenas de tipos no mercado, que cresceu 4,9% no ano passado, quando produziu mais de 14 bilhões de litros

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/05/2015 às 16:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cerveja é um alimento mais antigo do que o pão, com registros históricos de 10 mil anos. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do planeta, mas o 17º no ranking de consumo. Embora a preferência do público seja pela cerveja Pilsen, há dezenas de tipos no mercado, que cresceu 4,9% no ano passado, quando produziu mais de 14 bilhões de litros.

Para satisfazer e esclarecer a essas e outras curiosidades deste universo alcoólico, o historiador, brewer e sommelier de cervejas Ricardo Rugai vai ministrar, no dia 20 e 27 de maio, o curso História e Degustação de Cervejas. Os dois encontros, das 19 às 21h30, acontecem, no Estúdio Flexa Arts, em Santos. O investimento é de R$ 180 (bebida incluída).

As aulas abrangem a evolução da cerveja desde a Antiguidade até os dias atuais, além de explicações sobre os tipos de cerveja e degustações ao final de cada encontro.

Segundo Ricardo Rugai, a cerveja consta em registros sumérios de 4000 a.C., além de ser encontrada em artefatos arqueológicos de 10 mil anos, no princípio da Revolução Neolítica. Na Antiguidade, era doce, turva, quase sem gás e servida à temperatura ambiente.

Na Idade Média, a cerveja foi produzida pela Igreja em mosteiros que testavam ervas de todo tipo para conservar a bebida. O lúpulo entrou na receita no século XII, adicionando novos sabores e durabilidade à cerveja, uma bebida então sagrada.

O historiador, brewer e sommelier de cervejas Ricardo Rugai vai ministrar o curso História e Degustação de Cervejas (Foto: Arquivo Pessoal)

Rugai explica que a cerveja que bebemos hoje nasce também dos avanços da Revolução Industrial: controle da secagem dos maltes, refrigeração artificial, pasteurização (inventada para a cerveja, e não para leite) e a descoberta e controle das leveduras responsáveis pelo milagre da conversão do açúcar em álcool e gás carbônico.

“Hoje, assistimos a um movimento contraditório: por um lado, o capital se concentra e dá origem às megacervejarias com presença mundial; por outro, emerge um grande movimento de valorização das cervejas artesanais, buscando sabores que vão muito além dos padrões de mercado”.

O curso História e Degustação de Cervejas é uma parceria entre o Estúdio Flexa Arts e o Ateliê de Palavras – Conteúdo e Edições. O estúdio fica na avenida Conselheiro Nébias, 726, cj. 104.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter