Curso de maquiagem dá autonomia e eleva autoestima de mulheres com deficiência visual

Aulas se estendem até esta terça-feira e fazem parte da programação de comemoração ao mês da mulher

Comentar
Compartilhar
19 MAR 2018Por Da Reportagem16h00
Curso eleva a autoestima e a independência da mulher com a deficiênciaFoto: Divulgação/PMS

"Será que vou conseguir? Este foi meu primeiro pensamento" Durante a abertura do curso de automaquiagem para mulheres com deficiência visual, que iniciou nesta segunda-feira (19) na Vila Criativa Mercado (Centro de Santos), Valéria Cristina da Silva Teixeira, que tem baixa visão e já foi participante do curso no ano passado, deu seu depoimento e destacou para as novas alunas a importância dessa oportunidade para a autoestima e a independência da mulher com a deficiência.

"Antes de conhecer o curso eu até me arriscava passando um batom ou uma sombra mais clarinha. A oportunidade de aprender realmente a me automaquiar trouxe algo muito especial para mim: a confiança", afirmou. Incentivada pela filha, Valéria conta que a experiência do curso foi uma  superação. "Me sinto mais mulher, mais feminina. Inclusive as pessoas notam. Comentam que estou mais bonita e isso me deixa muito feliz".

Ana Lúcia Casais, 58 anos, frequenta o Lar das Moças Cegas e partici do curso pela primeira vez. Com baixa visão há dez anos, Ana conta que não era muito vaidosa mesmo quando enxergava. "Tenho seis filhos e, na época, não tinha tempo para nada, pois cuidava deles e trabalhava fora. Hoje em dia estou mais vaidosa. Coloquei mega hair, uso turbante, e agora quero aprender a fazer sozinha aquela maquiagem dos olhos pretos", falou Ana animada referindo-se à maquiagem que utiliza delineador marcante e sombra preta esfumaçada.

A Coordenadora de Políticas para a Mulher, Diná Ferreira Oliveira, destaca a importância da iniciativa no que se refere a melhorar a autoestima, valorizar a beleza das mulheres com deficiência visual, além de contribuir para a sua independência e autonomia. "É gratificante observar as alunas durante o curso. Quando pensamos em desenvolver esta ação, o objetivo não foi apenas ensinar a técnica da automaquiagem. O mais importante era promover o cuidado com elas mesmas e contribuir para que as alunas se sintam mais felizes e femininas", afirmou Diná.

O curso, que se estende até esta terça-feira, faz parte da programação em comemoração ao mês da mulher e é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Santos.

Mês da Mulher

Dia 21 - Palestra - Mulher, celebração da vida, no consistório da Universidade Santa Cecília (Rua Oswaldo Cruz, 277)

Dia 22 - 9h - Palestra: Autoestima, no salão escola Autoestima Morros (Restaurante Popular Bom Prato - Rua das Pedras s/nº, Morro São Bento)

Dia 24 - 8h30 - Práticas integrativas à saúde da mulher, no auditório da Seduc (Praça dos Andradas, 25-34, Centro).