Cotidiano

Cubatão terá reforço de 54 policiais e 11 viaturas na Operação Verão 2025/2026

Ação conjunta entre Guarda Civil e PM vai intensificar o policiamento em áreas de maior circulação e eventos de fim de ano

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 30/10/2025 às 15:07

Atualizado em 30/10/2025 às 15:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em Cubatão, o reforço será de 54 policiais e 11 viaturas, que se somam ao efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

A Operação Verão 2025/2026 começa em 15 de dezembro e vai reforçar o policiamento em todo o litoral paulista até 20 de fevereiro de 2026.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo contará com 2.643 policiais militares adicionais, distribuídos pelas nove cidades da Baixada Santista, além de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, no Vale do Ribeira.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Entenda a operação policial mais letal da história do Rio em imagens

• Operação surpresa da Receita Federal flagra carga irregular avaliada em R$ 433 mil

• Operação Verão terá duração recorde e 2,5 mil policiais militares a mais nas ruas

Em Cubatão, o reforço será de 54 policiais e 11 viaturas, que se somam ao efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM).

As equipes atuarão de forma integrada em pontos estratégicos, especialmente nas áreas de grande circulação de pessoas, vias de acesso, eventos públicos e durante as festas de Réveillon e Carnaval.

Continua depois da publicidade

Veja também: Cidade do litoral de SP conquista 1º lugar em ranking de segurança pública

O plano foi detalhado durante a 260ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

A operação será coordenada pelo Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6), com apoio das forças táticas e do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), além de integrar ações da Operação Impacto Atlântico, voltada ao combate ao crime organizado na região.

Continua depois da publicidade

Além do reforço humano, a Polícia Militar utilizará tecnologia e monitoramento em tempo real. Serão empregados drones, Terminais Portáteis de Dados (TPDs), o aplicativo Apoio Operacional, o Sistema Muralha Paulista e um projeto-piloto de câmeras em viaturas, inicialmente implantado em Santos.

Veja também: Baixada Santista tem quase quatro furtos por hora em 2025

A estratégia também prevê intensificação das blitzes em rodovias e o patrulhamento de vias com maior fluxo turístico.

Continua depois da publicidade

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, Aparecido Amaral, afirmou que o município manterá uma atuação conjunta com a PM durante todo o período da operação.

“Mantemos uma relação muito próxima e articulada com a Polícia Militar. Certamente teremos a oportunidade de ampliar as ações conjuntas durante a Operação Verão, como já ocorre nas fiscalizações em ferros-velhos, combate à perturbação do sossego e patrulhamento em áreas de invasão”, destacou.

Amaral ressaltou ainda que a integração entre as forças tem como objetivo aumentar a sensação de segurança e garantir mais tranquilidade à população local e aos visitantes.

Continua depois da publicidade

A Operação Verão é realizada anualmente e concentra o maior contingente de policiamento do Estado durante o período de férias. Em anos anteriores, as ações resultaram em redução de ocorrências e aumento de flagrantes em regiões turísticas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software