Cotidiano

Cubatão solicita apoio ao Ministério da Saúde para combate à dengue

Em reunião com prefeita de Cubatão, o Ministro Alexandre Padilha informou que enviará técnicos para avaliar a situação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/03/2013 às 20:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A epidemia de dengue em Cubatão – configurada pela constatação de mais de 320 casos – foi o tema principal da reunião entre a prefeita Marcia Rosa e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro ocorreu na capital paulista, na tarde desta quinta-feira (28). Também foi apresentada a situação de vulnerabilidade em que a cidade se encontra com o grande número de registros de doenças de pele, diarréias e viroses logo após as enchentes que atingiram a cidade em fevereiro e afetaram mais de 15 mil famílias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Sensibilizado com o problema, o ministro determinou o envio, já na próxima segunda-feira, de uma equipe de técnicos para avaliar a situação, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, e elaborar um relatório detalhado.

Continua depois da publicidade

De posse destes dados, o ministério avaliará as ações que poderão ser implementadas de forma emergencial e ainda a possibilidade de enviar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), que dará auxílio ao município com ações conjuntas de bloqueio e combate à dengue e a proliferação de endemias pós-enchente. Uma das funções da Força Nacional é dar assistência rápida e efetiva, em território nacional ou estrangeiro,  às populações atingidas por catástrofes, epidemias ou crises assistenciais que justifiquem seu acionamento.

  • O encontro ocorreu na capital paulista, na tarde desta quinta-feira (28) (Foto: Divulgação)

Sobre a questão da Pró-Saúde, a prefeita relatou a situação do contrato de gestão do Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, informando as medidas administrativas adotadas pela adminstração municipal no caso. O ministro mostrou-se solidário, deixando o ministério à disposição da Prefeitura de Cubatão, caso haja alguma necessidade de ajuda por parte do Governo Federal.

Continua depois da publicidade

Participaram do encontro os secretários José Carlos Ribeiro dos Santos (de Governo), André Takagochi Rinaldi (Saúde) e Paulo de Toledo Ribeiro (Assuntos Jurídicos).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software