Cotidiano

Cubatão reforça operações contra venda de bebidas adulteradas por metanol

Ações conjuntas entre Saúde, Segurança e Procon vão ocorrer ao menos duas vezes por semana para combater comércio irregular

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 15/10/2025 às 16:35

Atualizado em 15/10/2025 às 19:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Medida foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (14), que contou com a presença de autoridades sanitárias e de segurança pública / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Cubatão deve intensificar a fiscalização contra a comercialização de bebidas destiladas adulteradas, irregulares ou sem nota fiscal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A medida foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (14), que contou com a presença de autoridades sanitárias e de segurança pública do município.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeitura confirma caso de intoxicação de adolescente por metanol em Mongaguá

• Metanol: Governo de SP reforça hospitais com mais 3 mil ampolas de antídoto

• Surto de metanol liga alerta e agora leites também aparecem adulterados no Brasil

O encontro, ocorrido na sede do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu representantes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, das Secretarias de Finanças e Obras, do Procon Cubatão, além da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar (4ª Cia). A Polícia Civil também se colocou à disposição para participar das futuras operações conjuntas.

Metanol: prisões por venda irregular de bebidas chegam a 57 em São Paulo

Continua depois da publicidade

O grupo definiu estratégias para a execução de operações-surpresa em diferentes pontos da cidade. A expectativa é de que as ações ocorram, pelo menos, duas vezes por semana, em horários variados.

Segundo Daniela Paz, diretora de Vigilância em Saúde e responsável por coordenar o encontro, o objetivo é ampliar o alcance da fiscalização e atender também a eventuais denúncias feitas pela população.

“Serão necessárias várias operações para percorrer todos os bairros e também atender a denúncias que envolvam bebidas e alimentos comercializados irregularmente ou adulterados. Nosso propósito é garantir a segurança dos munícipes de Cubatão”, afirmou Daniela.

Continua depois da publicidade

Antídoto contra intoxicação por metanol é comprado por cidade do litoral de SP

Nos últimos finais de semana, as equipes de fiscalização atuaram no Guará Fest, realizado no Píer do Casqueiro.

A Prefeitura havia determinado a proibição da venda de bebidas destiladas em barracas montadas dentro do evento e nas imediações da Praça Independência. Durante a operação, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas cuja comercialização estava suspensa no local.

Continua depois da publicidade

No canal Olá, Ciência é possível entender como o metanol age no organismo e como identificar a adulteração:

Situação nacional

Até o momento, Cubatão não registra casos suspeitos de contaminação por metanol. No entanto, o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13) um balanço nacional que aponta 213 notificações de suspeita de intoxicação por consumo de bebida alcoólica contaminada em todo o país. Desses casos, 32 foram confirmados e 181 seguem em investigação.

O Estado de São Paulo concentra 28 dos 32 casos confirmados, seguido por Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Ainda segundo o Ministério, já foram confirmadas cinco mortes em São Paulo, enquanto outras nove estão em investigação — sendo três em São Paulo, três em Pernambuco, uma em Mato Grosso do Sul, uma em Minas Gerais e uma no Ceará.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software